A taxa de renovação contratual de clientes é um problema para a sua empresa? Descubra como transformar essa situação e veja a sua empresa crescer!
Para se manter no mercado, é fundamental que uma empresa consiga aumentar o número de contratos realizados, além de manter ativos os clientes que já são adeptos ao seu negócio.
Permanecer em um patamar aparentemente seguro, que oferece somente uma forma de serviço pode parecer a princípio confortável, porém ao analisar de outras perspectivas e olhar para o mercado, essa prática pode levar a sua empresa lentamente ao fracasso.
Essa situação ocorre devido ao fato do comodismo e da estabilidade andarem lado a lado e caso não sejam observados, a empresa sofrerá os impactos lentamente, até que chegue o momento no qual será obrigada a fechar as suas portas.
Considere que ao se acomodar em uma situação, a sua empresa pare de inovar e deixe a desejar nas experiências oferecidas para os clientes.
Com o tempo, o interesse em continuar adepto ao seu negócio por parte dos clientes irá se desgastar, até que se esgote! Não permita que isso aconteça.
É comum que os gestores fiquem tão presos a ideias iniciais que não percebam as atualizações de mercado, perdendo com isso, diversas oportunidades. Para continuar ativa, uma instituição deve estar em constante movimento e promovendo estratégias de forma constante.
Philip Kotler, referência quando o assunto é marketing, afirma que conquistar novos clientes custa de 5 a 7 vezes mais do que manter os já existentes. Por essa razão, é importante que haja frequência nas renovações de contratos em sua empresa além da fidelização dos clientes para um crescimento saudável e equilibrado da empresa.
Veja a seguir como aumentar a taxa de renovação da sua empresa para um bom desenvolvimento do seu negócio!
Encontre formas de cativar o seu cliente
Caso um cliente reclame frequentemente sobre as soluções oferecidas pela sua empresa, por exemplo, e nada seja feito, a possibilidade dele renovar o contrato é reduzida. Fique atento ao seu negócio e preveja situações desfavoráveis para conseguir revertê-las antes que algo de fato aconteça.
Ainda sobre o mesmo cliente citado anteriormente, caso a insatisfação continue crescente, a probabilidade dele abandonar a contratação dos serviços antes do tempo esperado é consideravelmente maior se comparado a outro cliente que elogia e aprecia de fato a empresa.
Ao perceber a demanda crescente de reclamações, observe o serviço oferecido pela sua empresa, solucione de forma definitiva os problemas e busque maneiras de cativar novamente o cliente que se desiludiu.
Você pode lembrá-lo das vantagens oferecidas pela contratação do serviço, assegurar que os problemas serão resolvidos e para que o inconveniente não se repita, fazer periodicamente pesquisas de opinião.
Outra forma de prevenir essa situação é oferecendo treinamentos para que os funcionários saibam como reagir quando algo negativo acontecer. Muitos sinais podem ser percebidos, antecipados e resolvidos, antes que seja necessário elaborar medidas apelativas, como ligações ou reuniões presenciais para a resolução de um grande problema.
Funcionários bem preparados e clientes satisfeitos influenciam diretamente no andamento positivo do seu negócio!
Valorize o marketing de relacionamento
O marketing de relacionamento é uma estratégia muito boa para ajudar em sua renovação contratual, com o objetivo da criação da autoridade de mercado e a fidelização de clientes. É realizado com uma abordagem simples e consiste em fazer que os consumidores fiquem tão satisfeitos com o serviço que a sua empresa oferece que o indique para outras pessoas.
Clientes que possuem as expectativas alcançadas por uma empresa irão com maior probabilidade renovar seus contratos, além de divulgarem gratuitamente a sua empresa para amigos e conhecidos.
Pode parecer complicado colocar em prática essa estratégia, mas é possível. A intenção principal é criar boas experiências para que cada cliente se sinta único. A médio e longo prazo essa atividade oferece resultados incríveis.
Como realizar essa ação? Solicite o feedback de quem acompanha a sua empresa diariamente: os seus clientes e colaboradores. Pergunte-os como o seu negócio pode ser melhorado. Saber o que se destaca na sua empresa é importante também, por isso pergunte para que seja possível reforçar essas ações.
Uma forma de aprimorar esse contato com o seu público pode ser a aplicação do uso do CRM (Customer Relationship Management), que busca registrar informações valiosas da relação empresa e cliente. Assim, será possível aplicar estratégias que realmente os surpreendam como descontos no momento certo e uma comunicação mais aprimorada.
Ofereça descontos para a renovação contratual
Um cliente antigo que permaneceu leal a sua empresa, com o passar do tempo pode desejar um tratamento mais agradável, do que o dado a alguém que conheceu a sua empresa recentemente. Oferecer algum brinde para esse cliente como, por exemplo, desconto na próxima renovação, é uma forma de demonstrar que você reconhece a sua importância para a empresa.
O desconto oferecido pode funcionar se baseando no período de contratação do serviço, considerando a seguinte lógica: quanto maior o tempo de contratação dos serviços, maior o desconto oferecido. Observe o seguinte exemplo:
Renovação da assinatura pelo período de 3 meses: 5% de desconto;
Renovação da assinatura pelo período de 6 meses: 10% de desconto;
Renovação da assinatura pelo período de 12 meses: 15% de desconto.
O cliente será incentivado dessa forma a contratar o seu serviço por períodos mais longos.
Adquira um meio de pagamento recorrente e automatizado
Muitas empresas deixam de fechar contratos e receber devido a problemas com as formas de pagamento oferecidas para os clientes.
Erros nos sistemas ou cobranças feitas de forma indevida podem ser frustrantes para o cliente, que perderá o encanto por sua empresa.
A escolha de um modelo de pagamento recorrente automatizado não permite que esse problema aconteça, já que as transações são realizadas nos valores e dias corretos. É garantido assim, que todas as transações sejam realizadas com comodidade para sua empresa e principalmente, para o cliente.
Entenda:
A recorrência é um modelo de transação na qual os pagamentos são feitos de forma automática no cartão de crédito do cliente. Esse modelo segue uma periodicidade (trimestral, semestral, anual, entre outros, a depender da necessidade de cada cliente).
É realizado o débito automático no cartão do cliente, sem que haja a necessidade de digitar novamente a senha e que o cliente precise ir a empresa ou lotéricas somente para efetuar o pagamento.
Saiba mais sobre recorrência assinando a nossa newsletter!
Por se tratar de operações financeiras, é importante a contratação de uma empresa de confiança que apresente resultados reais. Avalie bastante antes de contratar um sistema de recorrência. Afinal, a gestão financeira e a projeção da sua empresa se embasará nessa plataforma.
Personalize as suas ofertas
Assim como os clientes possuem necessidades diferentes, você pode criar planos distintos para o seu público e ajudar em sua estratégia de renovação contratual!
Não é indicado oferecer apenas uma opção de plano na sua empresa. Analise os seus clientes e faça planos de acordo com os interesses de cada grupo. Alguns preferem uma quantidade maior de benefícios, já outros, serviços mais em conta e de curto prazo. Disponibilize opções com as quais eles se identifiquem.
Veja um exemplo de planos disponibilizados pelo sistema de pagamento recorrente cel_cash para entender melhor como funciona a variação de planos:
A variedade dos planos contribui não apenas para a renovação contratual, como também, na adesão e upgrades pelos clientes, ou seja, eles podem optar por planos mais completos, simplesmente por conseguir ver lado a lado a variação dos serviços oferecidos e valores, levando ao aumento do ticket médio de sua empresa.
Conheça o cel_cash
O cel_cash é um sistema de pagamento recorrente que entrega as características de recorrência citadas acima e muitas outras como:
- Previsibilidade de pagamento;
- Comodidade para você e seu cliente;
- Aumento da fidelidade dos clientes;
- Redução nos cancelamentos;
- Redução no tempo de cobrança;
- Redução da inadimplência e muito mais.
Outra característica atrativa do cel_cash é que a sua empresa terá disponível um time de suporte para todas as dúvidas que surgirem no dia a dia da sua empresa, além de integrar com qualquer sistema de gestão.
Implemente esse método de pagamento na sua empresa e aumente o número de renovações contratuais. Quer saber mais? Fale com um especialista!