O Pix de recebimento recorrente é a realização de um sonho para diversos empreendedores. Se trata da combinação da agilidade de um e a praticidade e conforto do outro. Leia o artigo!
O Pix recebimento recorrente é a realização de um sonho para diversos empreendedores. Se trata da combinação da agilidade de um e a praticidade e conforto do outro.
Segundo o Banco Central, o Pix já alcançou mais de 35 milhões de pessoas, tendo movimentado em sua primeira semana quase R$ 10 bilhões. Dessa forma, é natural aliado com outras alternativas de pagamento.
Porém, como o Pix cobrança recorrente surge e como ele pode ser habilitado na sua empresa? Prossiga com a leitura do artigo e entenda mais sobre!
Como funciona o Pix recebimento recorrente na sua empresa?
“O pagamento recorrente é uma solução comum para lojas que oferecem planos, mensalidades e assinaturas. Com o advento do Pix, se mostra ainda mais variado aos clientes.”
O que é a cobrança recorrente? Também chamada pagamento recorrente, se trata de uma cobrança realizada periódica e continuamente. Ela é um valor cobrado na mesma data dentro de uma periodicidade, geralmente mensal.
Nesse sistema de pagamento, o cadastro do cliente é realizado apenas uma vez, que é quando ele contrata o plano, mensalidade ou assinatura. Nos próximos meses, a cobrança é realizada automaticamente, sem alterar o valor estabelecido.
E como funciona o Pix cobrança recorrente?
Em geral, a cobrança recorrente é adotada no cartão de crédito, pois é o meio de pagamento mais adequado para essa cobrança. Porém, ela também pode ser usada no pagamento por Pix.
Com a ajuda de uma plataforma de pagamento, é possível programar a cobrança por Pix para todos os meses. Dessa forma, na mesma data de cada mês, o cliente recebe:
- QR Code Pix, geralmente o tipo dinâmico;
- Boleto com o QR Code Pix ;
- Ou o Pix Copia e Cola com o código escrito do QR.
Uma dessas 3 opções de pagamento por Pix é enviada ao cliente por e-mail, SMS ou WhatsApp.
Leia também: Pix parcelado, o que é como funciona e vantagens!
Como habilitar o Pix cobrança recorrente na sua empresa?
Para habilitar o Pix para o pagamento recorrente, é necessário que tenha conta ou carteira digital numa instituição financeira com plataforma de pagamento. Através da plataforma, você pode criar o Pix PJ e configurar a sua recorrência.
Na página da plataforma, você precisa criar a nova cobrança para um novo cliente. Após inserir todos os dados dele, você deve escolher a cobrança por Pix e definir a periodicidade.
A data de pagamento será a do dia de criação do cadastro, mas isso pode ser alterado depois. Criada a cobrança, que pode ser QR Code, Pix Copia e Cola ou boleto com QR Code, ela é enviada para o cliente.
O que vem depois do envio do Pix programado?
No prazo do Pix programado, o cliente deve:
- Realizar a leitura do QR Code dinâmico enviado;
- Copiar o código escrito do QR Code;
- Ou pagar o boleto com o código.
O pagamento instantâneo apresenta identificação e baixa automática, sendo possível consultar os dados no mesmo dia do pagamento. Em pouco tempo, o dinheiro chega na conta digital do lojista.
Existe uma taxa por pagamento instantâneo, cujo preço varia de instituição para instituição.
Há outras formas de cobrar o Pix para empresas?
Além do Pix programado, já estão sendo pensadas em outras funcionalidades para o próximo ano:
- Pix garantido: no Pix garantido, será possível realizar compras parceladas mais baratas e práticas;
- Pix por aproximação: nessa funcionalidade, é possível pagar apenas aproximando o celular de uma máquina de cartão;
- Pix offline: dessa maneira, sua conta poderá realizar o pagamento por Pix sem conexão com a internet;
Quais são as vantagens do Pix em cobranças recorrentes?
Após entender como funciona o Pix para empresas no sistema de recorrência, é hora de compreender as vantagens de reunir os dois. Quais são?
Possui maior agilidade para o giro de caixa
O Pix é um pagamento instantâneo, ou seja, o dinheiro pode cair na sua conta no mesmo dia em que é paga a mensalidade. O cartão de crédito pode demorar um mês para isso e o boleto de 1 a 3 dias úteis.
Dessa forma, ao usar do Pix recebimento recorrente, você mantém um melhor giro de caixa.
Apresenta um alcance de público crescente
A adesão do Pix pelos brasileiros foi massiva e cada vez mais pessoas aderem a ele. Mesmo que esteja atrás do boleto bancário e do cartão de crédito no uso em varejo, é a melhor forma de captar o público geral.
Garante um menor risco de inadimplência
O Pix enviado para o cliente apresenta um prazo de expiração. Se ele não pagar, o lojista logo sabe disso e pode entrar em contato para saber o porquê e/ou para negociar um novo valor.
Porém, segundo uma pesquisa do Time de Analytics, o pagamento é realizado mais rapidamente quando por Pix.
Apresenta um custo baixo em relação às outras formas de pagamento
Mesmo que haja um custo por transação no Pix para empresas, ele é baixo em comparação com outras formas de pagamento. Além disso, dependendo da instituição financeira a qual se aliar, o preço por Pix pode ser extremamente menor.
Como ter o seu Pix recebimento recorrente?
Para ter às duas tecnologias no seu site, é necessário contratar uma plataforma de pagamento que apresente elas. O cel_cash é esse tipo de plataforma, atuando na automatização das suas cobranças.
Somos, antes de tudo, uma plataforma de recorrência, disponibilizando todos os tipos de pagamento dentro desse sistema. Com a adição do Pix ao nosso catálogo, você pode também usá-lo no sistema de recorrência.
Dessa maneira, é possível cobrar mensalmente com o Pix sem nenhum problema, podendo também:
- Enviar notificações automáticas de pagamento e atraso ao cliente;
- Gerenciar todas as assinaturas num espaço para gestão;
- Combinar as formas de pagamento, como é o caso do Bolemix;
- Enviar as cobranças para diferentes canais de comunicação.
No cel_cash, o Pix recebimento recorrente é muito mais completo. Preencha o formulário abaixo para que nossos especialistas mostrem todos os recursos que podem ser usados com o Pix!