Alterar o sistema de pagamento de uma empresa tradicional, não é uma tarefa fácil. Porém se adaptar ao mercado é essencial, por isso aprenda como e porque implantar a recorrência na sua empresa é o melhor para o seu negócio.
A economia da recorrência está revolucionando a maneira que os consumidores compram um produto ou serviço e cobra cada vez mais a adaptação das empresas tradicionais no mercado.
Fita cassete, disquetes, CDs, pen-drives… Todos eles perderam espaço para o meio digital, tudo isso devido a premissa de que o acesso ao produto/serviço tende a ser facilitada, afinal, quanto mais fácil e rápido é adquirir o item necessário, maior é o consumo.
E onde a recorrência se encaixa? Ela é uma maneira de facilitar o pagamento nesse processo de adaptação a novos modelos de negócio e apresenta benefícios tanto para o empreendedor quanto para o cliente.
O modelo recorrente faz com que a empresa não venda mais um produto, e sim um serviço a ser prestado mediante a um pagamento periódico (semanal, mensal, semestral, e por aí vai…), trazendo como resultado inúmeras vantagens.
Quais as vantagens de um negócio recorrente
De acordo com Philip Kotler, uma das maiores referências do marketing: “Manter um cliente junto com você é de 5 a 7 vezes mais fácil e mais eficaz que do que adicionar um novo na sua base”.
Ou seja, empresas que trabalham com vendas únicas e não tem retenção estão desperdiçando a chance de ter um negócio mais escalável e rentável.
Afinal, quando um cliente assina um serviço a possibilidade dele ficar na sua base mais que um mês, e te pagar mensalmente, é enorme. Pensando nisso, muitas empresas vêm adaptando o modelo de venda para a recorrência e observando muitos benefícios, alguns deles são:
Aumento da fidelização dos clientes
Através da cobrança recorrente o consumidor não precisa mais se preocupar com a renovação de contratos periódica (serviços de streaming, por exemplo) ou em adquirir o mesmo produto todo mês (como as compras de supermercado).
Isso faz com que a experiência do cliente com a empresa seja mais satisfatória e como consequência ele tenha uma relação mais duradoura com a marca.
Índices de performance mais claros
Ao aderir o modelo da recorrência algumas métricas e números ficarão mais claras e mais fáceis de serem mensuradas e novas aparecerão. Alguns exemplos de métricas da recorrência são:
- MRR (Monthly Recurring Revenue, ou receita recorrente mensal);
- Growth Rate;
- Churn;
- Lifetime Value (Tempo de vida do cliente com a empresa);
- Custo de Aquisição por Cliente (CAC);
- Ticket Médio.
Maior previsibilidade financeira
Na economia da recorrência, o valor é descontado mensalmente, na data que o cliente escolheu, diminuindo a taxa de inadimplência e tornando a receita mais previsível.
Com isso, a empresa consegue direcionar melhor as verbas, elaborar novas estratégias, implementar novos projetos e descartar processos que não são produtivos.
Como migrar para o modelo de cobrança recorrente?
O primeiro passo é definir se o seu modelo de negócio tem fit com o modelo recorrente, infelizmente não são todas as empresas que conseguem adaptar seu modelo de vendas para a recorrência.
Para isso busque entender como o seu cliente consomem seu produto e descubra o que os faria voltar todo mês. Agora é necessário decidir o restante dos fatores:
- qual modelo de negócio recorrente adotar;
- como precificar o serviço;
- qual o modelo de vendas;
- e qual sistema de pagamentos usar.
Como gerenciar os pagamentos recorrentes
Com um bom gateway de pagamentos escolhido é necessário mapear o processo de pagamento pelo qual o cliente vai passar. Depois siga alguns processos e rotinas para não se perder no mundo da recorrência.
- Acompanhe os números diariamente;
- Tenha uma régua de cobrança automatizada efetiva;
- Disponibilize uma área para que os clientes visualizem as faturas;
- Dê vantagens para quem adianta os pagamento;
- Tenha uma boa política de cobrança;
- Entenda os devedores;
- Esteja aberto a acordos.
A cobrança recorrente chegou para ajudar empresas e consumidores, garantindo melhor experiência como usuário, menos preocupações e possíveis aumentos na atuação da empresa, melhorando sua performance em cada serviço oferecido.
Então busque alternativas para adaptar o seu modelo de negócio a recorrência e aproveite todos os benefícios que ela pode oferecer.