Veja como garantir a permanência de seus alunos para além do contrato!
A fidelização dos clientes em academias pode ser muito complicado, principalmente se considerarmos que a cada dia que passa surgem novos espaços de treino.
Nesse cenário pode surgir a dúvida sobre o que fazer para que seu ambiente seja mais agradável.
Ao contrário do que se imagina, não é o estilo de treino ou a quantidade de equipamentos que mantêm muitas vezes, os alunos ativos.
Confira o que pode deixá-los mais motivados a continuar em seu negócio!
Atendimento
O primeiro contato com a academia é definidor. O local pode ter a melhor estrutura, contar com uma equipe especializada e os melhores preços. Caso a pessoa se sinta rejeitada nesse primeiro momento, nada disso irá importar.
O atendimento inicial na recepção é o que fará com que a decisão seja tomada. Imagine:
Você chegou a uma academia. Os recepcionistas estão conversando entre si sobre assuntos que perceptivelmente são banais.
Até que alguém pare para realizar o atendimento se passam minutos. Nesse momento você já está irritado, pois foi ignorado até então.
Quando o diálogo com o recepcionista se inicia, é totalmente distante e desinteressado. Os planos são explicados e você nem ao menos é convidado a conhecer o local.
Ainda que os equipamentos sejam novos ou o preço seja um pouco menor em relação a outros lugares, você manteria o seu interesse em malhar nesse local?
Imagine que talvez você já treine em um lugar e a recepção é totalmente despreparada em relação à troca de informações. Por essa razão, você mensalmente tem problemas relacionados a pagamentos. Você se sentirá motivado a continuar?
Existem muitas academias com os mais variados tipos de equipamentos e estilos de treino. O que convence o consumidor é o diferencial que é oferecido para ele, já que o serviço é praticamente o mesmo.
O atendimento nesse momento é fundamental mostrar que a sua academia é acolhedora e que o futuro aluno terá muitas vantagens em praticar os serviços do local.
Procure o feedback de seus alunos
Como é possível saber sobre a insatisfação dos alunos em relação aos serviços que são oferecidos para eles? Através dos feedbacks.
A rotatividade de alunos em academias é bem alta e em muitas vezes, não é questionado a eles o porquê de realizarem o cancelamento.
Entender os números relacionados ao comportamento dos alunos em seu negócio é muito importante para entender o direcionamento que deverá ser tomado pela empresa.
Essas informações o ajudarão a tomar decisões mais assertivas e indicar quais são os pontos que precisam de melhorias.
O movimento de dar voz ao aluno dentro da academia fará com que ele se sinta parte do local, criando mais familiaridade e proximidade.
Ofereça métodos de pagamento facilitados
A fidelização pode ser criada, como já vimos, devido à proximidade entre aluno e academia. Outro fator que também influencia nesse quesito, são as formas de pagamento oferecidas ao aluno.
Cada pessoa tem um método de pagamento preferido e controla as suas contas do próprio jeito. Restringir as opções a um método único não é recomendado, já que retira essa escolha do aluno.
Ter variedade nos método de pagamento oferecidos, pode tornar o aluno muito mais aberto a dar continuidade na aquisição dos serviços de sua academia.
As academias oferecem serviços recorrentes, concedendo acesso ao local e aos aparelhos em troca de mensalidades.
Um modelo de pagamento arcaico, como o pagamento no próprio local ou a obrigatoriedade em parcelar no cartão de crédito, consumindo todo o limite, pode gerar pequenos transtornos que são suficientes para fazer que o aluno desista.
Um modelo de pagamento facilitado permitirá que ele receba as cobranças com comodidade, e opte pela opção de boleto ou débito recorrente no cartão de crédito, por exemplo, que são os principais facilitadores de pagamento.
Você pode propor, por exemplo, um contrato semestral, no qual o aluno ao firmar o compromisso, ganhe um desconto de 10% sobre o valor. Assim, a fidelidade dele é garantida por esse tempo, enquanto ele é beneficiado em relação ao serviço.
Como o compromisso vai estar estabelecido em contrato, o pagamento poderá ser realizado das formas que forem mais interessantes para o aluno.
Caso ele escolha pagar as mensalidades recorrentes no cartão de crédito, serão coletados os dados do cartão, onde as cobranças serão efetuadas mês a mês sem que o limite do cartão de crédito seja comprometido.
No caso de o aluno escolher a opção de boleto, será enviado a ele o boleto na data prevista. Com as facilidades de pagamento através de aplicativos, a quitação da dívida fica facilitada.
Em ambos os casos, tanto aluno quanto a academia serão beneficiados. Para disponibilizar o pagamento recorrente, será necessário apenas que o gestor contrate um sistema de cobrança recorrente.
Após a contratação, será necessário cadastrar os dados do cliente e a cobrança. Feito isso, é só aproveitar os benefícios do sistema.
Ofereça diferentes planos pelo seu serviço
Ao adquirir o serviço de pagamento recorrente, com o cel_cash, por exemplo, você terá benefícios, como a possibilidade de criar e exibir diferentes planos, de forma que se adeque ao perfil dos seus alunos.
Os planos serão exibidos como no exemplo abaixo em uma página personalizada da sua academia:
Você pode alterar todo o texto que é exibido, desde o título as opções disponibilizadas em cada plano. Essa opção é interessante, pois coloca cada plano lado a lado, possibilitando que a pessoa compare e escolha o que mais atende ao seu interesse.
Além de auxiliar com a fidelização dos seus clientes e trazer opções de pagamento mais facilitadas, o sistema de pagamento recorrente cel_cash apresenta vários outros benefícios, como:
- Otimização no tempo de cobrança;
- Você livre de taxas e maquininhas de cartão de crédito;
- Garantia de recebimento;
- Lembretes personalizados e automáticos;
- Redução da inadimplência, e muito mais.
Facilite a rotina da sua academia e garanta a fidelização do seu aluno. Conheça o sistema de pagamento recorrente cel_cash.