O Pix para e-commerce já é um sucesso, com vantagens para as empresas, e para os clientes, ele vem sendo cada vez mais adotado em lojas virtuais e marketplaces. Leia!
O Pix para e-commerce já é um sucesso após mais de um ano da sua estreia. Por suas vantagens para as empresas, e para os clientes, ele tem sido cada vez mais adotado em lojas virtuais e marketplaces.
Segundo levantamento da consultoria Gmattos, com 59 lojas pesquisadas, 50,8% delas já apresentam o sistema de pagamento instantâneo. Os principais players usam o meio de pagamento: Americanas, Magalu, Mercado Livre, Amazon, entre outros.
E como você pode se tornar um e-commerce que aceita Pix? Prossiga com a leitura do artigo e veja como adotar o Pix no seu negócio!
Antes de tudo, o que é o Pix para e-commerce?
“Com o aumento, o Pix se encontra empatado com as carteiras digitais na terceira posição como meios de pagamento mais aceitos no comércio eletrônico brasileiro.” (fonte: consultoria Gmattos)
O Pix se trata de uma ferramenta de pagamento online criada pelo Banco Central (BC) em 2020. Através dele, é possível realizar pagamentos e transferências instantaneamente, ou seja, em questão de segundos.
Ele está disponível para uso em qualquer dia da semana, incluindo feriados, e em qualquer horário, até à meia-noite. Para usar dele, é necessário ter conta ou carteira digital numa instituição financeira, seja ela banco, meio de pagamento ou fintech.
O Pix não é um aplicativo ou é exclusivo de alguma instituição – ele está disponível nos aplicativos de todas as instituições homologadas pelo Banco Central. Para pessoas físicas, não há nenhum custo. Para pessoas jurídicas, há custo por transação.
Como é usado o Pix para pessoa jurídica no e-commerce?
Se você é uma empresa atuante no e-commerce, pode utilizar do Pix para pessoa jurídica. Nesse caso, é possível usar dele através das chaves Pix ou do QR Code Pix.
Como criar a chave Pix e usar no e-commerce?
As chaves Pix se tratam de uma forma de identificação da sua conta bancária registradas por você no aplicativo da instituição financeira. Podem ser usados como chave o seu número de telefone, CPF/CNPJ ou e-mail.
Além disso, você pode gerar chaves aleatórias compostas por números, letras e símbolos. É uma opção mais segura para quem não quer entregar os dados pessoais.
Para oferecer esse pagamento por Pix, basta deixá-lo disponível na página de conclusão da compra. Assim, o cliente pode pegar o seu número, CNPJ, e-mail ou chave aleatória para realizar o pagamento no aplicativo da instituição dele.
Sendo assim, é uma opção mais indicada para pequenos lojistas ou pessoas físicas que estão realizando vendas avulsas.
No Pix para empresas, é possível ter até 20 chaves por conta!
Como criar o QR Code Pix e usar no e-commerce?
Agora, para um grande volume de vendas, o mais recomendado é o QR Code Pix. Ele é um código QR gerado na tela de checkout. Para concluir a compra, o cliente precisa apenas do leitor disponível no aplicativo da instituição dele.
Para integrá-lo na loja virtual, é necessário contar com uma plataforma de pagamento, que vai realizar a integração da ferramenta diretamente no site. Com isso, após o cliente escolher o pagamento por Pix, a opção surge para a leitura.
O código pode ser estático ou dinâmico. A diferença reside na quantidade de informações que os tipos carregam: o estático costuma conter apenas o valor da compra online, enquanto o dinâmico contém os dados do pagador e do recebedor.
Caso o cliente não consiga realizar a leitura do código, ele pode usar o Pix Copia e Cola. Nesse caso, é gerado um código a partir do QR Code, que pode ser copiado e colado no aplicativo da instituição financeira do cliente.
Quais são os custos de ser um e-commerce que aceita Pix?
O Pix para empresas pode apresentar taxas por pagamento online realizado. A instituição financeira onde registrou as suas chaves pode ou não apresentar a taxa, cabendo-lhe essa decisão.
O valor varia de instituição para instituição, também cabendo-lhe definir isso. Mesmo com esse custo, o pagamento instantâneo ainda é mais econômico que outras opções de pagamento.
Além disso, há o custo da plataforma de pagamento, que pode apresentar um ótimo custo-benefício dependendo de suas funcionalidades!
Como fazer os seus clientes usarem o Pix para empresas como meio de pagamento preferencial?
Pronto, você agora é um lojista de e-commerce que aceita o Pix. Como fazer ele ser o meio de pagamento preferencial dos clientes? Para você, é vantajoso que eles escolham essa forma de pagamento na compra online, pois:
- Tem uma compensação mais rápida, com o valor caindo diretamente na sua conta;
- Permite um melhor gerenciamento do estoque;
- Você pode receber em qualquer dia e a qualquer hora.
Mas como mostrar as vantagens para o cliente?
Mostre como é mais rápido para o cliente
O Pix para pessoa jurídica apresenta uma rápida compensação – na hora em que o pagamento é realizado, o lojista recebe o dinheiro. Com isso, mais rapidamente o cliente pode receber o seu produto, ou seja, o tempo de frete é diminuído.
Ofereça um desconto
Assim como geralmente há desconto no pagamento à vista pelo cartão, você pode dar um desconto no produto para a venda digital realizada por Pix.
Possua a opção de estorno
O estorno do Pix para e-commerce é mais simples do que em outras opções, já que basta devolver o valor para quem o enviou.
Onde cadastrar o seu Pix para e-commerce?
O cel_cash é uma instituição financeira, mais especificamente uma fintech, que apresenta a solução de pagamento por Pix para lojistas. Através de nossa API, garantimos uma fácil integração com a sua plataforma de e-commerce.
Além disso, possuímos outras opções para além do Pix, como cartão de crédito, boleto bancário e débito em conta. Alguns dos nossos diferenciais são o sistema de recorrência e a possibilidade do boleto com QR Code Pix.
Tudo que oferecemos apresenta um custo reduzido em relação aos preços praticados no mercado, incluindo o Pix para e-commerce. Preencha o formulário abaixo e deixe que nossos especialistas demonstrem as nossas vantagens!