Como reduzir a inadimplência nas empresas

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inadimplencia nas empresas

O número de consumidores inadimplentes já ultrapassa 60 milhões de pessoas. Fique atento às dicas do nosso post para que esses números não abalem sua empresa!

Segundo estudo desenvolvido pela área de Decision Analytics da Serasa Experian, em janeiro de 2018, o número de consumidores inadimplentes no país era de 60,1 milhões. A região com maior percentual de pessoas com dívidas atrasadas é a Sudeste, com participação de 45,2%. Na sequência estão: Nordeste, com 25,2%, Sul, 12,8%, Norte, 8,8% e Centro-Oeste, 8,1%.

Em janeiro de 2018, o total de companhias com contas atrasadas foi o maior já registrado pela Serasa Experian e 10,8% superior ao levantado em janeiro de 2017. O número de empresas inadimplentes no Brasil bateu novo recorde em janeiro de 2018. Desde março de 2015, quando o levantamento passou a ser feito, não houve maior quantidade registrada de negativados, sendo cerca de 5,4 milhões de CNPJs.​4

Segundo informação do Serasa Experian, o valor médio das dívidas não bancárias teve alta de 22,5% de janeiro a agosto de 2015, se comparado com o mesmo período de 2014. Além disso, o valor médio dos cheques sem fundos também aumentou, e está em R$1.882,47 crescendo 9,7% nos oito primeiros meses do ano.

Essa mudança de cenário econômico brasileiro é perceptível na maioria dos setores. Com taxas de inflação e juros altos, a crise deixa enorme rastro de desemprego, tornando esse cenário ainda mais adverso à quitação das dívidas.

Academias sofrem com cancelamento de matrículas, empresas como as de locação de equipamentos, pet shops e salões de beleza sofrem com a inadimplência; e escolas particulares, ameaçam fechar as portas. Com isso, a única solução encontrada pelas empresas é dar descontos agressivos para a quitação até a data de vencimento, o que, além de diminuir o ticket médio, não necessariamente garante o recebimento pelos inadimplentes.

Como diminuir o número de inadimplentes e o cancelamento dos serviços?

De acordo com pesquisa realizada pelo Serasa Experian, ao tentar encontrar soluções para diminuir as dívidas, cerca de 20% utilizam o cartão de crédito. Ou os consumidores deixam de pagar o total das despesas no cartão de crédito, ou usam o crédito disponível no próprio cartão para sanar dívidas e continuar comprando.

A partir daí, criamos uma estratégia de combate à inadimplência e redução de cancelamentos. A aliada dessa estratégia é a ferramenta cel_cash de Pagamentos Recorrentes.

E como o cel_cash funciona?

Primeiro, a empresa cadastra o cliente, o valor da transação, o seu respectivo cartão de crédito e a periodicidade da cobrança – mensal, trimestral, semestral, e outros. Depois, as cobranças são realizadas em débito automático no cartão de crédito, na data do vencimento.

Quais as vantagens?

O Pagamento Recorrente atua na redução de inadimplência uma vez que a cobrança é feita mensalmente e pelo cartão de crédito.. Ou seja, além de ter a certeza do recebimento mensal, a dívida do seu cliente será com o cartão de crédito e não diretamente com você.

Você ganha a fidelidade dos clientes reduz o cancelamento dos serviços. Como o cartão de crédito é visto como facilitador para compras, o cliente não precisa se preocupar com a data de vencimento da sua mensalidade. A cobrança é automática e impede o esquecimento e o possível endividamento com a empresa.

Outra vantagem do cel_cash é que não é necessário pagar o aluguel da maquininha, o que implica custo menor para o recebimento no cartão de crédito. A transação é feita online, de forma segura, tudo integrado diretamente com a Cielo.

Está interessado?! Converse com um de nossos especialistas e marque uma visita para demonstração.​

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