Precisa aumentar os seus ganhos mas não sabe por onde começar? Aprenda a ter ainda mais lucros com o ROI e dê o primeiro passo.
As ferramentas para análises de métricas existentes tornaram muito mais fácil a mensuração dos resultados obtidos em uma estratégia.
Essa análise pode ser dificultada com o surgimento de questionamentos como: o que é ROI?
Muitos empresários dizem que entender o que é essa sigla e colocar o seu uso em prática pode melhorar significativamente os resultados de seu negócio.
O que é ROI?
Antes de aprendermos como calcular o ROI é preciso entender o que ele é, certo?
O ROI (retorno sobre o investimento) é uma métrica usada para medir a rentabilidade do investimento, ou seja, se o investimento é bom para a empresa.
Na maioria dos casos ele deve ser calculado antes mesmo do investimento ser executado.
Por meio de uma taxa de retorno, o ROI indica quanto um investidor ganhou, ou perdeu, em relação ao valor aplicado, além de possibilitar a realização de uma análise sobre o que aconteceu com o investimento e ter uma perspectiva de futuro do mesmo.
Como calcular o ROI?
A fórmula de cálculo do retorno sobre o investimento é:
Para que você entenda melhor e não reste nenhuma dúvida, vamos explicar um passo a passo. Continue a leitura para entender tudo!
Uma empresa investiu R$40.000,00 em marketing de conteúdo durante 1 ano. Nesse período a estratégia usada rendeu a empresa 500 vendas com receita média de R$150,00.
Usando o exemplo acima, vamos aos cálculos:
Passo 1: Calcular o custo de investimento da empresa.
Para isso será necessário multiplicar o número de vendas pelo valor da receita média.
Vendas = 500
Receita média = R$ 150,00
O custo de investimento da empresa será:
150 * 500 = 75.000
Feito isso, poderemos prosseguir.
Passo 2: Aplicar a fórmula do ROI:
ROI = (75.000 – 40.000 / 75.000) * 100
ROI = (35.000 / 75.000) * 100
ROI = 0,46 * 100
ROI = 46%
Em outras palavras, 46 centavos retornaram para essa empresa em forma de lucro, o que é um resultado ótimo!
Ficou mais fácil né?
Agora que já sabemos o que é o ROI e como calcular, vamos entender quais são seus benefícios e suas principais barreiras.
Quais as vantagens e dificuldades de usar o ROI?
Realizar o cálculo periódico do retorno sobre todos os investimentos, independente do setor da sua empresa, vai auxiliar a:
- Cortar gastos desnecessários;
- Aumentar os lucros;
- Ter resultados duradouros;
- Aumentar o moral da equipe;
Porém tudo tem suas desvantagens, não é mesmo? Alguns fatores podem tornar o cálculo do ROI um pouco mais difícil. São eles:
- O ROI não leva em conta a duração do investimento;
- Não considera as flutuações de valor devido à inflação;
- E pode ser manipulado, uma vez que é preciso obter as informações que serão utilizadas para o cálculo de um local confiável.
Fique atento!
O ROI é uma métrica crucial para aumentar a rentabilidade de uma empresa e tomar decisões estratégicas.
Saber como calculá-lo e interpretá-lo pode fazer toda a diferença nos lucros e sucesso do negócio.
Tenha uma gestão financeira mais eficiente, automatize seus processos e acesse relatórios facilmente com o cel_cash. Um sistema de gestão financeira é completo e intuitivo, com recursos para controle de receitas, despesas, e muito mais. Fale com um especialista.