Crescendo os lucros com ROI

Compartilhar

|

Precisa aumentar os seus ganhos mas não sabe por onde começar? Aprenda a ter ainda mais lucros com o ROI e dê o primeiro passo.

As ferramentas para análises de métricas existentes tornaram muito mais fácil a mensuração dos resultados obtidos em uma estratégia.

Essa análise pode ser dificultada com o surgimento de questionamentos como: o que é ROI?

Muitos empresários dizem que entender o que é essa sigla e colocar o seu uso em prática pode melhorar significativamente os resultados de seu negócio.

O que é ROI?

Antes de aprendermos como calcular o ROI é preciso entender o que ele é, certo?

O ROI (retorno sobre o investimento) é uma métrica usada para medir a rentabilidade do investimento, ou seja, se o investimento é bom para a empresa.

Na maioria dos casos ele deve ser calculado antes mesmo do investimento ser executado.

Por meio de uma taxa de retorno, o ROI indica quanto um investidor ganhou, ou perdeu, em relação ao valor aplicado, além de possibilitar a realização de uma análise sobre o que aconteceu com o investimento e ter uma perspectiva de futuro do mesmo.

Como calcular o ROI?

A fórmula de cálculo do retorno sobre o investimento é:

ezcqW469b3a54lvRblWz58lDAMwS-4DPlSxYLVnY

Para que você entenda melhor e não reste nenhuma dúvida, vamos explicar um passo a passo. Continue a leitura para entender tudo!

1DOrPoRW9VdQUZiB2IFaopI9Xzq1pxL_7ZYvIrdb

Uma empresa investiu R$40.000,00 em marketing de conteúdo durante 1 ano. Nesse período a estratégia usada rendeu a empresa 500 vendas com receita média de R$150,00.

Usando o exemplo acima, vamos aos cálculos:

Passo 1: Calcular o custo de investimento da empresa.

Para isso será necessário multiplicar o número de vendas pelo valor da receita média.

Vendas = 500

Receita média = R$ 150,00

O custo de investimento da empresa será:

150 * 500 = 75.000

Feito isso, poderemos prosseguir.

Passo 2: Aplicar a fórmula do ROI:

ROI = (75.000 – 40.000 / 75.000) * 100

ROI = (35.000 / 75.000) * 100

ROI = 0,46 * 100

ROI = 46%

Em outras palavras, 46 centavos retornaram para essa empresa em forma de lucro, o que é um resultado ótimo!

Ficou mais fácil né?

Agora que já sabemos o que é o ROI e como calcular, vamos entender quais são seus benefícios e suas principais barreiras.

Quais as vantagens e dificuldades de usar o ROI?

Realizar o cálculo periódico do retorno sobre todos os investimentos, independente do setor da sua empresa, vai auxiliar a:

  • Cortar gastos desnecessários;
  • Aumentar os lucros;
  • Ter resultados duradouros;
  • Aumentar o moral da equipe;

Porém tudo tem suas desvantagens, não é mesmo? Alguns fatores podem tornar o cálculo do ROI um pouco mais difícil. São eles:

  • O ROI não leva em conta a duração do investimento;
  • Não considera as flutuações de valor devido à inflação;
  • E pode ser manipulado, uma vez que é preciso obter as informações que serão utilizadas para o cálculo de um local confiável.

Fique atento!

O ROI é uma métrica crucial para aumentar a rentabilidade de uma empresa e tomar decisões estratégicas.

Saber como calculá-lo e interpretá-lo pode fazer toda a diferença nos lucros e sucesso do negócio.

Tenha uma gestão financeira mais eficiente, automatize seus processos e acesse relatórios facilmente com o cel_cash. Um sistema de gestão financeira é completo e intuitivo, com recursos para controle de receitas, despesas, e muito mais. Fale com um especialista.

Aumente o potencial do seu negócio com nossa infraestrutura

Fale com nossos especialistas