Entenda quais as diferenças entre custos e despesas e saiba como usá-los em seu sindicato

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Entender a diferença entre custos e despesas, pode ser o diferencial em seu negócio, Veja como defini-los da forma correta.

Apesar de significados parecidos, custos e despesas, possuem conceitos diferentes e entender a diferença entre eles é um fator fundamental para o planejamento das contas e para o fluxo de caixa de seu sindicato.

Então, qual a diferença entre esses dois conceitos?

Para entender melhor, tenha em mente que os custos estão relacionados diretamente ao valor aplicado na geração de serviços de sua entidade, como, por exemplo, à aquisição de matérias-primas, salário dos colaboradores, entre outros.

Já as despesas são recursos utilizados para assegurar o funcionamento do sindicato como, por exemplo, como escritório, com as comissões e marketing. Ao contrário do custo, esses gastos não possuem ligação direta com a atividade final.

Visto isso, os valores gastos para a manutenção são especificados como “despesas”, já os valores gastos com aquisição de produtos e pagamento de colaboradores são considerados “custos”.

Ter esses conceitos bem definidos é essencial quando nos referimos a gestão financeira. Mas, como já foi visto, apesar da semelhança, os termos possuem significados distintos e fazem toda diferença na hora de reduzir os custos e na precificação dos seus serviços.

Conheça as diferenças entre custos e despesas

O melhor modo de diferenciar custos e despesas é ter em mente que os custos estão relacionados aos serviços ou produtos e as despesas são os gastos de caráter geral.

Além do mais, vale destacar que existem outras classificações de custos e despesas. Veja algumas delas e entenda os conceitos:

Custos diretos

Os custos diretos são aqueles ligados aos serviços e produtos prestados pela organização, ou seja, os serviços realizados, mão de obra, entre outros.

Custos indiretos

Os custos indiretos não estão ligados diretamente às atividades prestadas pela entidade, entre eles estão: limpeza, segurança, manutenção, seguro, por exemplo.

Despesas fixas

São despesas cujos valores gastos pela entidade não variam com frequência, como, por exemplo, aluguel de equipamentos e espaços, materiais de limpeza, de escritório, entre outros.

Despesas variáveis

São despesas em que os valores podem variar conforme o que é feito pelo sindicato, como, por exemplo, alguma ação, eventos, entre outros.

Como foi dito anteriormente, é extremamente importante entender o conceito de despesas e de custos para garantir que a gestão financeira de sua entidade esteja sempre correta e segura.

Implementar novas formas de gerenciar custos e despesas pode ajudar o seu sindicato a fazer uma melhor gestão financeira do negócio. O uso de um sistema de gestão, específico para sindicato, é uma alternativa capaz e que pode lhe ajudar a otimizar todo o gerenciamento do seu planejamento sindical.

Esse texto foi originalmente escrito SINDIS, a principal ferramenta para o sindicato. Entre em contato e conheça as melhores ferramentas para a sua entidade.

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