Os clientes têm ficado cada vez mais exigentes e cabe à empresa oferecer uma boa experiência para eles. Por isso acompanhe essas 5 dicas de como melhorar ainda mais o atendimento do seu negócio.
Você já se perguntou sobre a importância da experiência do cliente no varejo?
Nos dias atuais, os clientes estão se tornando cada vez mais exigentes, e oferecer uma boa experiência às pessoas é uma atitude fundamental para qualquer negócio.
No varejo, as coisas não são diferentes. Esta é uma das práticas que mais tem efeito ao atrair e reter compradores, alavancando as vendas e melhorando, até mesmo, o relacionamento entre marcas e consumidores.
Se preocupar com a boa experiência dos clientes no varejo pode garantir que sua loja se diferencie das demais. Por isso, hoje iremos falar sobre 5 dicas para que você entenda como melhorar o atendimento em suas lojas e surpreender positivamente sua clientela.
1. Comunicação clara e acessível
A comunicação é sempre uma das peças chave para o sucesso de um negócio. É importante, primeiramente, entender quem são os seus clientes e que tipo de comunicação será mais efetiva ao abordá-los.
Ter uma comunicação clara e acessível, garante que todo o processo de compra e venda se torne mais fácil e transparente, impactando, sem dúvidas de maneira positiva ou negativa na experiência do cliente no varejo.
Uma comunicação clara também deve ser adotada nos regimentos internos de uma loja, por exemplo. Garantindo assim, que todos os colaboradores de uma mesma equipe consigam estar alinhados e possam transmitir informações uniformes aos clientes.
2. Sinceridade
Está claro que o papel do vendedor é vender e que a maioria deles possuem metas agressivas de vendas.
Mas, visto que é importante que os clientes se sintam seguros de suas escolhas para adquirirem um bem ou serviço, de nada adianta tentar vender um produto que não terá serventia ou que não atenda suas necessidades.
Este tipo de ação, está diretamente ligado à experiência do cliente no varejo e pode, até mesmo gerar desconforto ao cliente.
Pense que, ao comprar certo produto e se arrepender, o cliente pode expor algum tipo de comunicação negativa sobre o bem adquirido ou sobre a marca, já que, provavelmente não se encontrará tão satisfeito com sua compra. O mesmo pode ocorrer da maneira contrária, é claro!
Ao entender que o vendedor buscou compreender suas necessidades de compra e que também foi passível de sinceridade na hora da tomada de decisão do cliente, o mesmo acaba criando um laço de confiança e credibilidade com a loja. Podendo assim, não efetuar uma compra naquele momento, mas buscando novamente a marca para outras necessidades ou até mesmo indicando para amigos ou conhecidos.
3. Atendimento personalizado
A personalização no atendimento tem estado em alta, principalmente em relação a experiência do cliente no varejo.
Já sabemos que não é nenhuma novidade que empresas prestadoras de serviço consigam moldar um pouco do que entregam para atender necessidades específicas de seus possíveis clientes, garantindo maior conversão de vendas para seu negócio.
Porém, garantir um atendimento personalizado ao nível do varejo pode ser uma tarefa um pouco mais complicada, já que isso dependerá dos insumos que sua loja está disponível a oferecer e também ao tipo de cultura organizacional proposta pelos gestores aos funcionários.
Um atendimento personalizado pode ser essencial para melhorar a experiência do cliente no varejo.
Podemos citar algumas boas práticas como:
- Dispor de vendedores especializados em determinados produtos;
- Entender a necessidade do cliente e buscar soluções para auxiliar no processo de compra;
- Tratar os clientes pelo nome e estar atento a fatos e detalhes importantes para ele;
- Atender a cada pessoa individualmente, dando a atenção necessária;
- Disponibilizar um canal de contato informativo personalizado sobre novos produtos;
- Dispor algum tipo de programa para a avaliação do atendimento, aceitando sugestões e críticas;
- Entre outros.
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4. Agilidade e eficiência
Agir rapidamente sem perder eficiência geralmente garante impressões positivas para um negócio, não é mesmo? Aposto que você ainda está buscando o equilíbrio perfeito entre estes dois itens.
A questão é que, muitas vezes, pode ser complicado manter os níveis de agilidade em um atendimento quando há muita demanda de trabalho e isso, de certa forma, pode passar a impressão errada sobre seus funcionários ou sobre o tipo de atendimento da sua loja.
Deste ponto, é importante entender as necessidades dos seus funcionários, estar disposto a ouvir o que eles têm a dizer sobre o processo de trabalho como um todo e aceitar sugestões de melhoria.
Também é preciso investir em treinamentos de líderes e equipes, tanto para que estas pessoas possam se desenvolver como grupo de trabalho, quanto para que possam estar melhor preparadas para atender ao público, sendo proativas e ágeis quando preciso e tendo a autonomia necessária para garantir, da melhor forma, a experiência do cliente no varejo.
5. Confiança
Assim como falamos sobre a importância da sinceridade, com a confiança não é diferente. Em um modo geral, atualmente os consumidores têm estado mais alertas aos processos de produção e venda de tudo aquilo que compram.
Se tornaram mais exigentes e buscam maior confiança na marca e nos serviços que adquirem, sendo este um dos pontos mais importantes na hora da tomada de decisão. Marcas que quebram este tipo de laço com seus clientes, costumam ter sérios problemas a longo prazo, impactando diretamente na experiência do cliente no varejo.
Algumas, precisam até mesmo, gastar dinheiro com marketing e publicidade para reverter a situação e atingir um novo posicionamento do mercado. É claro que, a confiança entre marca e cliente, deve acontecer desde os níveis de comunicação mais altos (como processos de produção) até os mais baixos (como a comunicação entre clientes e vendedores).
Afinal, por que se preocupar com a experiência do cliente no varejo?
É claro que ainda existem muitos outros temas a serem abordados quando falamos sobre a experiência do cliente no varejo.
Manter um bom relacionamento com o cliente após uma compra, surpreendê-lo positivamente com alguma ação diferenciada, se preocupar com pequenos detalhes de organização da loja, ou até mesmo ter empatia. Muitos são os fatores que poderão ser trabalhados para o melhor desenvolvimento de um negócio e melhor relação com o cliente.
Se preocupar com algumas destas coisas, sem dúvidas, será o principal fator de diferenciação entre negócios de sucesso ou não.
Lembre-se que, cada vez mais, o atendimento personalizado e individualizado está ganhando destaque, seja qual for o modelo do seu negócio.