Melhores meios de pagamento para sua empresa

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Com tantas possibilidades no mercado, escolher os melhores meios de pagamentos para sua loja virtual, nem sempre é uma tarefa fácil. Conheça os principais e descubra qual o melhor para o seu negócio!

Com tantas possibilidades no mercado, escolher os melhores meios de pagamentos para sua loja virtual, nem sempre é uma tarefa fácil.

Na verdade, existem algumas considerações a serem feitas. Embora algumas modalidades sejam bem comuns entre os empreendedores, o ideal é avaliar os aspectos particulares do seu negócio, assim como as preferências de seus clientes.

Mas antes de abordarmos estes detalhes, vamos conhecer quais os principais meios de pagamento para negócios online.

Quais os principais meios de pagamento online?

Cartão de Crédito

O cartão de crédito está entre os meios de pagamentos mais utilizados por brasileiros, sendo o número 1 em e-commerces. Ao apresentar a facilidade de compras à vista e também a prazo tornou-se uma opção muito prática para o consumidor. Após preencher seus dados, junto aos dados do cartão e finalizar o pedido, a confirmação da compra costuma ocorrer em poucos segundos.

Para o empreendedor, há uma grande vantagem em relação à conclusão instantânea da compra, assim como para evitar a inadimplência em vendas recorrentes. Porém, é preciso analisar bem os prazos e taxas de cada instituição financeira.

Para aceitá-lo em sua loja virtual, você precisará de um gateway de pagamento, como o cel_cash, integrado a um checkout online, como o da plataforma Digital Manager Guru. A boa notícia é que, hoje em dia, em uma só plataforma online é possível integrar este e vários outros meios de pagamentos, como os que iremos abordar a seguir.

PIX

Vindo logo em seguida ao cartão, o PIX é segundo meio mais utilizado no país e tem ganhado seu lugar em lojas online. Criado pelo Banco Central em 2020, sua popularidade se deve à sua praticidade e acessibilidade. Diferente de transferências como DOC ou TED, o PIX é totalmente gratuito, sem limites de horário.

Basta ter uma conta vinculada a um banco para criar uma Chave PIX, que pode ser CPF, telefone, e-mail ou um código aleatório. Assim, com um app no smartphone, é possível fazer transferências para uma lista de contatos ou através de um QR Code.

Entenda também: como fazer QR Code Pix?

Boleto

O Boleto é uma ótima opção para atender clientes que não são adeptos do cartão de crédito ou que possuem algum receio em utilizá-lo virtualmente. Este título de pagamento é muito comum em e-commerces e, muitas vezes, pode representar a primeira experiência do cliente com a loja.

Para o cliente, esta se tornou uma forma de pagamento menos burocrática, pois não exige que ele tenha uma conta no banco para utilizar o serviço. O pagamento pode ser efetuado nas agências bancárias ou casas lotéricas, mas atualmente também é possível utilizar aplicativos.

Porém, atenção! O abandono de boletos é muito comum na realidade digital, portanto, é interessante utilizar ferramentas que ajudem na recuperação de vendas.

Criptomoeda

Criptomoeda é um nome popular dado às moedas digitais, que são conhecidas por seu baixo custo, agilidade e segurança. Embora muitas pessoas ainda tenham receito de utilizá-las, o número de usuários cresce a cada dia mais.

Segundo o site Insper, em janeiro de 2021 havia 106 milhões de pessoas fazendo transações com criptomoedas no mundo. Em dezembro do mesmo ano, este número chegou a 295 milhões. Portanto, nota-se que a tendência é que este número aumente cada dia mais, especialmente em uma realidade em que o digital se tornou parte essencial do nosso cotidiano.

Débito Online

O Débito online tem marcado presença na jornada de compras do consumidor; muitas vezes, substituindo o boleto. Entre os lojistas, esta modalidade também tem ganhado cada vez mais espaço. Uma de suas vantagens é a liberação automática do pagamento, diferente do crédito, que varia entre 30 a 40 dias.

Ao optar pelo débito online, o cliente será redirecionado para a página da instituição financeira, onde terá que preencher seus dados de cadastro e informar a senha. Após isso, o valor será debitado do saldo, podendo ser cheque especial ou não.

Carteiras Digitais

As Carteiras Digitais, também chamadas de e-wallets ou digital wallets, oferecem simplicidade e segurança na hora do pagamento. Com aplicativos modernos e intuitivos, carteiras como PayPal e PicPay têm ganhado notoriedade entre os consumidores.

Além de seus famosos descontos e cashbacks, esta modalidade costuma ter taxas de transação menores que as das instituições tradicionais e, no geral, não cobram taxa de manutenção.

Para utilizar esta categoria, o cliente precisa criar uma conta e adicionar saldo através de boleto, transferência, ou mesmo, cadastrar o cartão de crédito.

Como escolher os melhores meios de pagamento para sua loja?

Para definir os melhores meios de pagamento para sua empresa, é preciso considerar alguns fatores.

O primeiro deles deve ser a persona do seu negócio que, resumidamente, é a concepção do cliente ideal de uma empresa, que reúne seus dados comportamentais e demográficos, assim como suas dores, desejos e preocupações. Dentro desse padrão, você também encontrará a preferência por determinados meios de pagamento.

Portanto, investigue seus clientes. Você pode coletar informações através do histórico de compras, ou mesmo, fazendo pesquisas com formulários online.

Um outro fator muito importante, é analisar as demandas de seu negócio. Afinal, de acordo com o que é ofertado em sua loja haverão necessidades específicas. Por exemplo, se sua empresa oferece produtos ou serviços por assinatura, precisará de um recurso que atenda a cobranças recorrentes.

Por fim, também é preciso avaliar as taxas e valores praticados pelo provedor do serviço. Afinal, isso influenciará diretamente na lucratividade da empresa. Em alguns casos, inclusive, a porcentagem de taxas sobre as vendas poderá ser desproporcional, trazendo consequências negativas à rentabilidade da empresa.

Assim, embora não seja possível definir um padrão exato dos melhores meios de pagamento para lojas virtuais, é possível analisá-los sob as demandas de cada uma. O ideal é que haja um equilíbrio entre as necessidades dos clientes e da empresa, sempre buscando serviços de qualidade, que impulsionarão o crescimento do negócio.

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