Disponibilizar um clube vip ou aderir ao modelo de assinaturas é uma ótima estratégia para seu negócio recorrente.
As vantagens de começar um negócio recorrente são muitas. As que mais chamam a atenção dos empreendedores são a previsibilidade de receita e redução da inadimplência.
Sabendo de todos os benefícios fica difícil não querer implementar o modelo recorrente em sua empresa, certo?
O mercado moderno tornou muito mais fácil começar a usar o modelo recorrente, porém é necessário estudar bem o mercado para entender se o seu produto/serviço encaixa no cenário da recorrência.
Os modelos de negócio recorrente mais comuns são:
Caixas Surpresa
Provavelmente você já teve contato com esse modelo, seja físico ou digitalmente. Ele consiste na entrega de um produto/serviço mensalmente para o cliente.
As empresas que tem fit com a caixa surpresa são as capazes de oferecer paixão e experiência, ou seja, o produto ou serviço entregue tem um valor muito maior que o preço da assinatura para o cliente.
Para aderir a esse modelo é necessário ter conhecimento na área de logística de entrega para vários clientes, afinal é o que sua empresa irá oferecer.
Empresas como a PSN, Omelete, TagLivros, Leiturinha, Wine, usam desse modelo para crescerem cada dia mais.
Clube VIP
O diferencial desse modelo é a exclusividade. Por um valor mensal, seu cliente receberá benefícios exclusivos.
Um exemplo para compreender esse modelo de negócio são as assinaturas em jogos de RPG. Por um valor mensal fixo o usuário vira membro do aplicativo e tem acesso a ferramentas e presentes do jogo.
Podemos ver esse modelo funcionando também em plataformas como a Rock Content e Resultados Digitais, que oferecem grupos exclusivos no Facebook para clientes dos cursos online disponibilizados.
Tornam a vida mais simples
As lavanderias tem aderido ao modelo de negócio recorrente, comercializando pacotes que tornam o serviço mais barato.
Um ótimo exemplo é a 5 à sec que oferece uma “Bag”, o cliente paga um preço fixo e a lavanderia lava qualquer quantidade de roupa, desde caiba dentro da bolsa que é disponibilizada.
Oferecem o máximo de consumo possível
Pensando em restaurantes self-service esse modelo fica fácil de ser compreendido. Em alguns estabelecimentos é possível pagar um preço fixo para usufruir do buffet na quantidade desejada.
O mesmo funciona para esse modelo de negócio recorrente. Serviços como Netflix, Amazon Prime, HBO Go, entre outros, oferecem a maior quantidade possível de filmes e séries por um valor fixo mensal.
Outro bom exemplo é o Spotify e o Deezer, plataformas de streaming que oferecem músicas ilimitadas, porém para usufruir de todas as funções, como ouvir sem estar online, trocar as músicas quando quiser e não passar por propagandas, é necessário a assinatura do plano premium.
Reabastecem na recorrência
Existem materiais, como os de limpeza, que precisam ser reabastecidos mensalmente. A famosa compra do mês.
Empresas como a HomeRefill perceberam um nicho de mercado e passaram a adotar o modelo recorrente em seu negócio.
A partir do primeiro pedido é possível definir a melhor data para receber a próxima entrega e descontar automaticamente no cartão de crédito.Tudo isso no conforto da sua casa!
Dica Final
Implementar um modelo de negócio recorrente pode aumentar sua lucratividade, escalabilidade e proporcionar mais previsibilidade de receita.
Para isso, é necessário, além de conhecimento estratégico sobre o modelo de negócio, ter um sistema de pagamento que te auxilie em toda a recorrência.
O cel_cash te auxilia a diminuir a inadimplência, na otimização do tempo e na redução das taxas de cancelamento.