O que considerar ao escolher uma plataforma para receber recorrência?

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Entenda quais fatores você precisa considerar para escolher sua plataforma para receber recorrência.

O modelo de assinatura tem crescido cada vez mais nos últimos anos, seja em clubes de assinatura ou serviços de streaming como Netflix. Isso só é possível quando o vendedor pode receber pagamento recorrente.

Segundo comparação entre empresas do S&P 500 (índice composto pelos 500 ativos mais importantes cotados na bolsa de NYSE ou NASDAQ) e varejo dos EUA, empresas com modelo de assinatura se desenvolveram 9x mais rápidas. Essas empresas cresceram 15,1% mais rápido, enquanto o restante cresceu apenas 1,7% no mesmo tempo. E 4x mais rápido se comparado com as empresas de varejo dos EUA (15,1% ante 3,6%).

Para ter esse crescimento, é necessário contar com a melhor plataforma de pagamento recorrente. Mas como escolher a plataforma de pagamento? Saiba disso agora!

Antes de tudo, o que são as plataformas de pagamento recorrente?

Pagamento recorrente funciona no modelo de assinatura por proporcionar velocidadeautomatização e gestão de cobranças.”

O pagamento ou cobrança recorrente se trata de uma modalidade de pagamento utilizada para contratação de serviços periódicos, como assinaturas e mensalidades. Ele funciona por período e possui uma cláusula de renovação automática.

Ex: o cliente contrata a Netflix mensalmente no dia 25. Todo dia 25 de cada mês ele é cobrado na fatura do cartão.

As plataformas de pagamento recorrente são o espaço onde é gerida a cobrança recorrente de cada cliente. Elas podem:

  • Funcionar via API, se integrando ao site da empresa para que o usuário realize o pagamento online diretamente na plataforma;
  • Servir como ferramenta de gestão, não sendo acessível ao cliente final.

O que considerar antes de escolher uma plataforma para receber pagamento recorrente?

Agora você sabe o que é uma plataforma de pagamento no modelo de recorrência. Contudo, como escolher uma para o seu modelo de negócio? Aqui vão algumas dicas para escolher a melhor plataforma de pagamento recorrente!

Automatização do pagamento online

O principal a ser considerado é a automatização das operações financeiras na sua empresa. Com menos tarefas manuais, todas as atividades do seu negócio são realizadas de maneira mais ágil.

E o que precisa ser automatizado? Alguns exemplos são:

  • Captação de novos clientes;
  • Emissão de boleto, que deve ser um boleto registrado e pode ser uma segunda via;
  • Emissão e envio de nota fiscal;
  • Notificações de cobrança, que devem ser multicanais (e-mail, redes sociais, SMS);
  • Entre outras tarefas.

Suspensão automática por inadimplência

Deve-lhe ser garantida a suspensão automática por inadimplência do cliente, de forma que o prejuízo não se acumule sem você perceber. Para isso funcionar, a plataforma deve possuir regras que pode aplicar nas cobranças, como:

  • Limite de dias para cobranças antes da suspensão;
  • Desbloqueio imediato após efetivação do pagamento.

Diversidade de meios para pagamento

A plataforma de pagamento deve lhe entregar a melhor atuação em qualquer meio de pagamento, que pode ser:

Não importa a periodicidade de cobrança nos meios de pagamento, o pagamento recorrente deve ocorrer na data certa e sem erros.

Quais são as principais opções?

A primeira é o cartão de crédito recorrente, onde deve ocorrer a cobrança periódica. É importante que lhe seja garantida a retentativa de pagamento, caso o cliente não tenha limite no momento.

Outra opção comum é o boleto bancário, que diferente do cartão de crédito recorrente, é mais voltada para valores menores. É essencial que lhe seja garantido o boleto registrado da maneira mais ágil possível.

Gestão de cobranças

Todo dia você pode ter de lidar com novas contrataçõesrenovaçõesreajustesitens adicionaiscancelamentos, entre outras coisas. Ter uma plataforma de gestão para pagamento recorrente é essencial para não ocorrer erros nesses processos.

A plataforma precisa garantir uma estrutura sólida que permita a gestão automática e segura.

Checkout mais transparente

A plataforma de pagamento garante um espaço para contratação pelo cliente, mas esse espaço é simplificado e transparente? O checkout de vendas é uma etapa que conta com muitas desistências quando muito complicado de ser concluída a venda.

Se a plataforma conta com integração com API, permite a criação de um checkout personalizado e mais otimizado.

Área do cliente

A plataforma não deve apenas oferecer um espaço para contratação de serviços, mas também uma área de recursos para o cliente. Dessa forma, lhe garante autonomia e exclui a necessidade de uma equipe para resolver problemas do cliente.

Alguns desses recursos que devem ser oferecidos nesta área do cliente são:

  • Emissão de boleto (2.ª via);
  • Faturas em aberto;
  • Mudança de plano contratado;
  • Alteração de dados cadastrais e da forma de pagamento;
  • Histórico de cobranças.

Diagnóstico financeiro

Por fim, a plataforma deve lhe garantir uma visão melhor da parte financeira do seu negócio através de um diagnóstico financeiro. Todos os movimentos e eventos envolvendo suas finanças devem ser organizados para lhe fornecer métricas relevantes.

Dessa forma, é possível ter uma direção melhor para suas cobranças recorrentes.

Qual é a melhor plataforma de pagamento recorrente?

No geral, a plataforma de pagamento deve oferecer recursos mais completos e bom custo-benefício no mercado. Dentre as opções oferecidas, a que mais se destaca nisso é a plataforma do Galax Pay.

A plataforma oferece tudo que foi citado aqui (e outras coisas mais) com um dos melhores preços do mercado. Alguns de seus recursos são:

  • API personalizável para sua loja;
  • Meios de pagamento diversificados, com Pix, cartão de crédito, boleto e débito em conta;
  • Gestão de clientes e cobranças;
  • Conta digital completa;
  • Contrato digital gratuito;
  • Notificações personalizadas;
  • Relatórios e dashboards;
  • Acesso via mobile.

Dentre as plataformas de pagamento recorrente, o cel_cash é completo e com melhor custo-benefício

Agora você tem uma noção do que é essencial numa plataforma de pagamento recorrente. Através de todos esses recursos, é possível gerar e gerir cobranças, além de manter uma boa estabilidade financeira.

Ter recursos é essencial para o vendedor que quer receber pagamento recorrente. Se você busca contar com uma plataforma completa, se inscreva abaixo e deixe que um de nossos especialistas faça contato com você!

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