ARR e MRR: diferenças, como calcular e vantagens

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Quer entender mais sobre a Receita Recorrente Anual e Receita Recorrente Mensal? Então, descubra neste artigo as diferenças e tudo sobre a ARR e MRR.

Você sabe o que é ARR e MRR a importância dessas métricas para sua empresa? Hoje vamos entender os indicadores de receita recorrente e os benefícios de sua análise.

O sucesso empresarial está diretamente ligado aos números e informações da receita recorrente, uma projeção devidamente realizada ajuda na prevenção de riscos e nas estratégias de desenvolvimento da empresa.

Neste artigo vamos aprender a usar os cálculos de ARR e MRR, e como aplicar essas métricas na gestão do seu negócio.

Um ponto importante para trabalhar análises e previsões da receita é contar com processos rápidos e convenientes, que facilitem as negociações. Para isso, nosso principal conselho é manter suas formas de pagamento atualizadas, para gerar praticidade e trabalhar bem os índices.

A empresa precisa estar sempre por dentro das novidades nessa área, e para isso o cel_cash preparou uma proposta ideal para o seu negócio, confira nossas soluções!

O que é MRR?

Antes de tudo, para entender o ARR é preciso primeiro estar familiarizado com outro indicador de muita importância para sua empresa, o MRR!

O termo MRR se trata da Receita Recorrente Mensal (Monthly Recurring Revenue). Sua análise auxilia na projeção dos resultados futuros e também no crescimento da empresa.

Essa métrica serve como ligação para as áreas de gestão estratégica e gestão financeira da empresa, facilitando na identificação daqueles setores que pedem maior atenção e investimento.

Partindo do cálculo de MRR, é possível fazer uma projeção sobre a receita mensal dos próximos meses. Essa análise é a base para entender como será o ARR da empresa, falaremos melhor sobre isso mais adiante.

A projeção anual parte de análises mensais, portanto o MRR possui um impacto direto na receita anual recorrente, pois revela a perspectiva para os meses seguintes.

Como calcular o MRR?

A cada mês sua empresa ganha, perde ou atualiza os contratos, e essas mudanças resultam em novas receitas vindas de novos clientes. Por isso é essencial saber calcular o MRR e fazer um acompanhamento constante.

De forma geral, existem duas maneiras simples de calcular o MRR:

  1. Para o caso de apenas um plano, usamos as assinaturas cujas mensalidades vencem no próximo mês (desconsidere serviços de valor variável):

MRR = valor da mensalidade × clientes assinantes;

  1. Agora, para o caso de empresas que oferecem mais de um tipo de serviço, construímos a fórmula usando o total de clientes assinantes e os valores dos planos, usando os números de cada serviço individualmente:

MRR = (valor da mensalidade 1 × clientes assinantes 1) + (valor da mensalidade 2 × clientes assinantes 2).

Exemplos

EXEMPLO 1. MRR = valor da mensalidade × clientes assinantes

Uma empresa possui apenas um serviço de assinatura, e esse serviço custa R$50,00. Atualmente, essa empresa trabalha com 100 clientes assinantes.

MRR = 50 × 100

MRR = 5.000

EXEMPLO 2. MRR = (valor da mensalidade 1 × clientes assinantes 1) + (valor da mensalidade 2 × clientes assinantes 2)

Agora, nossa empresa possui dois serviços de assinatura, um no valor de R$100,00 com um total de 300 clientes assinantes, e outro no valor de R$120,00 com 50 clientes assinantes.

MRR = (100 × 300) + (120 × 50)

MRR = 30.000 + 6.000

MRR = 36.000

Como aumentar o MRR?

Quando falamos em receita recorrente mensal e seus cálculos, é impossível não citar a importância de ter sempre esse indicador atualizado e em constante observação.

Afinal, é a partir dessa métrica que se pode entender qual a situação atual da sua empresa, bem como a elaboração de ações e estratégias que devem ser usadas para o sucesso do faturamento.

Como vimos anteriormente, saber calcular sua MRR é fundamental para traçar suas metas e também para trabalhar com a receita recorrente anual, mas apenas o cálculo não é o suficiente.

É necessário movimentar sua empresa em prol de aumentar esse indicador cada vez mais, para obter sucesso e ver sua empresa em crescimento constante e estabilidade financeira.

Com isso em mente, se torna fundamental buscar formas eficientes de aumentar o MRR do seu negócio, estudando meticulosamente de quais estratégias sua empresa mais irá se beneficiar.

Existem várias maneiras de aumentar a receita recorrente mensal, e cabe à gestão da empresa entender qual se encaixa melhor em suas necessidades e realidade.

Agora, vamos citar brevemente algumas das estratégias mais conhecidas e eficazes para alcançar esse aumento gradativo da receita de forma rápida e sustentável:

Investir em um programa de fidelização de clientes

Fidelizar seus clientes é uma estratégia de extrema importância, talvez até mais do que a prospecção de novos clientes.

Afinal, os clientes assinantes de seus serviços são uma garantia de lucro fixo.

Substituir planos gratuitos e ilimitados por um trial – teste gratuito

Disponibilizar versões gratuitas de seus serviços é uma ótima estratégia de captação de novos clientes, mas se não for colocada de maneira correta pode acabar gerando prejuízos, pois os clientes podem simplesmente permanecer na versão gratuita o quanto quiserem.

Ao invés de oferecer planos gratuitos ilimitados, substitua essa prática por testes gratuitos dos planos e serviços, com tempo limitado.

Eliminar os planos ilimitados por um valor fixo

Oferecer planos ilimitados por um único valor é uma prática muito comum entre as empresas, mas isso significa que enquanto seu cliente tem uso ilimitado do serviço, os lucros da empresa são limitados aos valores fixos desses planos.

É preciso avaliar precisamente esse tipo de serviço e fazer as modificações necessárias;

Oferecer planos com funcionalidades e preços distintos

Vamos supor que sua empresa oferece três tipos de serviço: Básico, Pro e Premium. Cada um dos planos oferece um upgrade nas funcionalidades, e o valor aumenta de maneira progressiva.

Esse tipo de prática dá aos clientes a opção de ir melhorando seu plano conforme suas necessidades.

Investir nas estratégias de prospecção de clientes

Quanto mais clientes sua empresa tiver, maior serão os lucros. Essa é uma forma óbvia de aumentar a receita recorrente mensal, e provavelmente a estratégia que as empresas mais investem.

Manter os valores de seus preços e serviços sempre atualizados

É comum que não se dê a devida atenção sobre atualizar os valores de seus serviços, e talvez até seja uma prática mal vista pelos clientes em determinadas circunstâncias.

Porém, é importante realizar ajustes frequentes em seus preços, para que a empresa não acabe sofrendo prejuízos. Assim, fica justo para ambos os lados.

Investir na experiência e satisfação do consumidor

Voltando ao tópico de retenção, investir na experiência de seus clientes é a melhor decisão que se pode tomar, não apenas para aumentar seu MRR, como também na gestão geral da sua empresa.

Clientes satisfeitos e bem atendidos tem uma chance consideravelmente maior de se tornarem fiéis e frequentes.

Além de contribuir para o aumento da receita recorrente mensal, essa prática também garante boa publicidade e recomendação por parte de seus consumidores satisfeitos, ganhando pontos na prospecção de clientes.

Automatizar seus processos

O uso de ferramentas de automação pode ser um excelente recurso para aumentar a receita recorrente mensal, pois garante praticidade na gestão da empresa, e contribui para melhorar a experiência do cliente.

Automatizar os processos do seu negócio é um passo fundamental para atingir o sucesso empresarial e conseguir acompanhar constantemente o crescimento e estabilidade de sua empresa de maneira simples e ágil.

Esse tópico pode trazer ainda mais benefícios para sua empresa, mas falaremos mais sobre esse recurso mais adiante. Acompanhe este artigo até o fim para entender definitivamente como impulsionar sua receita recorrente!

ARR x MRR

A diferença entre essas métricas é clara: MRR é referente a projeções mensais – uma perspectiva centrada, enquanto ARR é calculado anualmente – visão ampliada do negócio. Ambos indicadores fornecem informações sobre a qualidade e crescimento da empresa.

A análise se torna indispensável para a tomada de decisões, visando a melhoria contínua em vendas e alcançando as metas de faturamento.

MRR é feito sobre dados sólidos e comprovados da empresa, então é capaz de oferecer previsões mais precisas, diferente do ARR, que é uma projeção do mesmo. Portanto, ações que pedem mais precisão se baseiam na análise de MRR.

Pode-se dizer que o ARR auxilia no planejamento de ações a médio e longo prazo, enquanto o MRR é usado para ações de curto prazo. Sendo assim, ambas as métricas são usadas para o planejamento e gestão da empresa, mas em momentos diferentes.

O que é ARR?

O termo ARR se refere à Receita Recorrente Anual (Annual Recurring Revenue), representando o volume de receita da empresa ao ano. Essa métrica é importante para entender a condição e saúde do faturamento.

A análise de ARR oferece uma visão ampla da situação financeira, e ajuda a observar se as metas estão sendo atingidas ou se uma revisão se faz necessária. Esse indicador é praticamente o pilar para a tomada de decisões estratégicas do negócio.

Além disso, dentre as finalidade da análise de ARR, é possível:

  • Avaliar tendências de preço e previsão de vendas futuras;
  • Gerar relatórios de crescimento de contratos; e
  • Gerar relatórios de expansão e retenção de clientes.

Conforme vimos antes, a projeção anual se dá a partir de análises mensais, contando com a perspectiva de progressão de MRR.

Como calcular o ARR?

Para realizar esse cálculo é preciso primeiro identificar os resultados de MRR, pois o cálculo das duas análises estão diretamente ligados.

A importância de calcular o MRR da forma correta impacta na análise anual, garantindo uma projeção mais certeira e que acompanha a realidade da empresa.

A fórmula para descobrir o valor de ARR é bastante simples. Primeiro, já devemos ter feito o cálculo de MRR, pois é exatamente esse valor que vamos usar aqui.

Pegando o valor de MRR, apenas o multiplicamos pelos meses do ano, ou seja, 12.

ARR = MRR × meses do ano (12).

Com isso, já temos o ARR! Simples, não é?

Exemplos

EXEMPLO 1.

Retomando nossos exemplos, vamos relembrar o valor conseguido ao fazer o cálculo de MRR da empresa que possui apenas um único serviço e 100 clientes assinantes = 5.000.

ARR = 5.000 × 12 meses

ARR = 60.000

EXEMPLO 2.

De acordo com o segundo exemplo, em que nossa empresa já tem mais de um serviço de assinatura e mais de 300 clientes. Basta repetir o processo usando nosso resultado obtido anteriormente = 36.000.

ARR = 36.000 × 12 meses

ARR = 432.000

Analisando o MRR e ARR

A análise acontece ao comparar os resultados atuais de MRR com os meses anteriores, outro motivo para garantir um cálculo de MRR feito da forma correta.

A partir daqui, são realizados mais três cálculos. Essa comparação é chamada de Cálculo de Crescimento, e usamos três importantes indicadores para montar a fórmula:

Com isso, chegamos à fórmula do nosso último cálculo:

Crescimento MRR = novos MRR + MRR adicionados – MRR cancelados.

O cálculo permite acompanhar o crescimento do negócio em relação aos meses anteriores, visualizando melhor os resultados.

A importância de calcular o crescimento de MRR da empresa é clara: verificar o sucesso de suas estratégias e gestão. Fazendo a comparação frequentemente é possível identificar os erros e acertos dentro da gestão.

Por que devo calcular essa métrica?

Vimos então que calcular o ARR é sem dúvidas muito importante para gerir os processos dentro da empresa.

Essa análise garante diversos benefícios para o desenvolvimento do seu negócio, pois são essas projeções que fornecem uma perspectiva do futuro da empresa, interferindo na tomada de decisões acerca do faturamento.

Mas, se ainda está com dúvidas sobre a importância dessa métrica, veremos a seguir alguns dos principais benefícios da análise para sua empresa, e porque esses indicadores devem ser tratados com tanta importância em sua gestão:

Tenha metas

A análise de ARR possibilita a criação de metas e elaboração de estratégias para aumentar o sucesso futuro da empresa.

Apesar de parecer um tópico simples, isso evidencia quais as principais necessidades internas a serem trabalhadas a longo prazo para alcançar os objetivos traçados.

Tendo consciência dos números do seu negócio, trabalhar as metas e objetivos a serem atingidos dentro da empresa torna-se bem mais fácil.

As previsões ajudam a entender em qual situação atual a empresa se encontra e quais metas condizem com a realidade – metas que realmente podem ser alcançadas, de acordo com a realidade atual da sua empresa.

Entendendo a situação da empresa, é possível elaborar estratégias certeiras para que as metas estabelecidas sejam alcançadas.

Conquiste o seu mercado

As previsões são uma base forte de confiança para fechar parcerias e conseguir novos investidores. A análise feita de maneira correta aumenta a credibilidade no seu mercado de atuação.

Simplificando, é muito mais fácil convencer outras empresas quando se tem dados promissores.

As projeções de receita aumentam significativamente a credibilidade da empresa em sua área de atuação, ajudando a gestão a se posicionar de forma estratégica ao buscar por parcerias e investidores.

Preveja o faturamento

O crescimento da empresa pode ser feito com muito mais precisão e eficiência, de acordo com as projeções, facilitando a organização interna e gestão.

Com essa análise, pode se ter uma previsão para as receitas que vão entrar, o que é muito benéfico para o planejamento.

Com uma boa noção das receitas futuras, se tem muito mais confiança ao elaborar novas estratégias e gerir sua empresa, pois já se tem uma boa ideia do faturamento futuro.

Como aumentar a ARR?

Vimos que a ARR é um dos principais pilares para o crescimento e sustentabilidade da empresa. Então, não basta apenas saber calcular essa métrica, mas também é preciso trabalhar em seu aumento exponencial.

Uma empresa que não quer ficar estagnada em seus lucros sabe a importância de trabalhar para aumentar a receita, e busca por formas de fazer isso acontecer.

Existem diversas estratégias que se pode adotar para ter esse aumento constante, garantindo o sucesso e crescimento do negócio.

Sabendo disso, vamos aprender agora algumas formas eficientes de aumentar a ARR:

Conquiste mais clientes

Quando se entende sobre os dados da sua empresa, falando em questão de cancelamento de assinaturas e serviços – perda de cliente ou downgrade – a análise de ARR garante uma boa estratégia para prevenir e contornar essas baixas.

A análise também auxilia na aquisição de novos clientes, sendo um tópico essencial para aumentar a ARR. Afinal, receitas recorrentes se baseiam, em parte, no crescimento de clientes da empresa.

Sendo assim, a prospecção frequente de novos clientes deve ser bem trabalhada dentro de sua empresa, sempre garantindo novas estratégias para este fim, é uma etapa de extrema importância.

Retenha clientes

A maioria das empresas focam seus esforços em adquirir novos clientes, mas acabam se esquecendo da importância de trabalhar a taxa de retenção.

É muito fácil traçar a relação entre retenção de clientes e aumento da ARR: quanto mais tempo a empresa mantém um cliente assinante – clientes fiéis e frequentes – os lucros e receitas recorrentes aumentam gradativamente.

Não faltam estratégias de retenção de clientes, basta que a empresa saiba pesquisar e apurar bem as que melhor condizem com sua gestão.

Crie estratégias novas

O cálculo e as projeções auxiliam a gestão a entender se as estratégias da empresa estão no caminho certo. A partir dessa análise é possível identificar quais áreas internas pedem melhores direcionamentos e investimentos.

É comum que investidores consultem os números de ARR, para analisar o andamento financeiro do negócio, bem como as ações tomadas para melhorar e manter os bons resultados.

A análise de ARR ajuda, inclusive, a revisar suas estratégias de preço e expansão, potencializando o valor de seus serviços.

Partindo da análise dessas métricas, se torna bem mais fácil verificar estratégias que não tem dado certo para o seu negócio, e assim redefinir suas táticas.

Use ferramentas de automação

Ao longo deste artigo, vimos que realizar os cálculos e analisar as projeções de ARR são práticas indispensáveis para a gestão do seu negócio. É de extrema importância conseguir acompanhar todo o processo para garantir o sucesso do faturamento dentro da sua empresa.

Pensando nisso, se torna essencial procurar por soluções que ajudem em todo esse processo, para que você e sua equipe possam se dedicar verdadeiramente ao aumento da receita recorrente anual, e turbinar seus números.

A automação de seus processos é uma peça chave para acompanhar devidamente essas métricas e, claro, conseguir visualizar detalhadamente o andamento dos indicadores.

Ferramentas de automação tornam todo o controle e gestão mais práticos e ágeis. Seria muito trabalhoso precisar repetir manualmente todos os cálculos vistos até aqui para acompanhar os números da sua empresa.

Além de ser uma clara perda de tempo, um tempo que poderia estar sendo investido em outras etapas da gestão, trabalhando para aumentar cada vez mais a ARR.

Outro motivo de peso para considerar o uso de ferramentas de automação na sua empresa é a experiência do consumidor!

Conforme visto nos tópicos anteriores, a taxa de retenção é um ponto muito importante que contribui para o aumento da receita. Seguindo essa lógica, usar a tecnologia a seu favor para oferecer opções práticas aos seus clientes pode ser uma boa sacada para trabalhar a retenção, e consequentemente o aumento de ARR.

Por esses e outros motivos, aconselhamos o uso de ferramentas de automação para controlar os processos e gestão do seu negócio.

Neste artigo aprendemos o que são ARR e MRR, e como essas métricas impactam diretamente nas decisões e estratégias futuras no âmbito financeiro empresarial.

Como vimos, atualizar suas formas de pagamento pode trazer diversos benefícios para o aumento da receita recorrente. Soluções de automação não apenas ajudam no faturamento do seu negócio, como também provê mais tempo de dedicação aos indicadores.

Ao deixar isso nas mãos de especialistas, seus processos se tornam mais ágeis e automatizados. Dessa forma, você e sua equipe podem se concentrar em outras atividades importantes de sua empresa.

Fazendo uso de nossas soluções disponíveis, você garante amplas vantagens e tecnologia para gerir seus clientes e pagamentos efetuados.

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