Entenda de uma vez por todas o que é faturamento e as diferenças dele para o lucro
O que é faturamento? Qual a diferença dele para o lucro? Essas e muitas outras dúvidas são comuns.
O dia a dia de um empreendedor é cheio de tarefas e rotinas essenciais para o funcionamento da sua empresa e existem algumas que são fundamentais e têm uma importância maior para o negócio, mas nem sempre o empresário sabe quais as mais importantes. O faturamento é uma delas.
Isso porque ele é determinante para o tamanho da empresa, seja ela pequena, média ou grande, e os seus números vão afetar diretamente os valores dos tributos que serão cobrados pelo funcionamento do seu negócio.
Para acabar definitivamente com suas dúvidas, preparamos um guia completo com as melhores dicas e definições sobre esse assunto. Confira!
O que é faturamento?
Nos últimos anos, o número de novas empresas tem crescido consideravelmente no Brasil. De acordo com os dados do Governo Federal, entre os anos de 2017 e 2019, mais de 480 mil novas empresas iniciaram suas operações. Esse número aumentou cerca de 25% nos últimos três anos.
Não é à toa que muitas pessoas iniciam o seu empreendimento sem ainda saber totalmente como tudo funciona, principalmente na parte operacional e financeira da empresa. Uma dúvida muito frequente é: o que é o faturamento?
Apesar de ser uma palavra muito comum e usada em diversos locais, muitas pessoas ainda desconhecem o real significado dela.
Faturamento nada mais é que a soma de todos os valores ganhos com a comercialização do seu produto ou serviço oferecido dentro de um período. Popularmente falando, é todo o dinheiro que entra no caixa da sua empresa.
Ele funciona também como uma previsão do que irá entrar no negócio. É por isso, inclusive, que as empresas fazem a previsão do faturamento, levando em consideração as análises obtidas nos dados e números, além do acompanhamento constante de todas as informações e movimentações da empresa.
Existe mais de uma forma de movimentar esse faturamento. A principal é com a venda de produtos ou serviços.
Também é possível obter ele através de aplicações financeiras. Nesse segundo caso, essa ação irá ter rendimentos que entrarão nessa mesma modalidade nos caixas.
Qual a diferença entre faturamento, receita e lucro?
Agora que já falamos um pouco sobre o que é o faturamento, vamos pontuar as diferenças dele para receita e lucro.
Apesar de, em um primeiro momento, eles parecerem a mesma coisa, não são. Pelo contrário, suas aplicabilidades são bem diferentes e entender a importância de cada um é muito importante:
- Faturamento – Soma de todos os valores que entram no caixa da empresa, provenientes das vendas de produtos e serviços oferecidos ou através de rendimentos recebidos de aplicações financeiras;
- Receita – Apesar de poder ser usada como sinônimo de faturamento, são chamados de receita os valores que já foram obtidos e estão à disposição no caixa. Uma venda parcelada, por exemplo, gera um valor total no cálculo do faturamento, porém somente o valor da parcela paga no mês será levada em conta para o fechamento da receita;
- Lucro – O lucro é todo o valor que sobra do faturamento depois da quitação de todos os custos fixos e variáveis existentes para o funcionamento da empresa. Isso inclui contas básicas como aluguel, água, luz, entre outras e todas as outras despesas com produção, fornecedores, tributos, propaganda e tudo que for usado para que o negócio funcione.
É importante lembrar que, mesmo que o faturamento seja alto, não quer dizer que o lucro também será.
Eles são diferentes. No final das contas, não importa o quando entrou nos caixas: se as contas não fecharem ou, depois de todos os pagamentos, não sobrar nada, a empresa não teve lucro.
Saber balancear esses conceitos é fundamental para a empresa obter lucros. Por isso é muito importante considerar sempre os custos de operação.
Por exemplo, se em uma data comemorativa boa para o seu tipo de negócio, as vendas forem altas, mas os valores arrecadados não suprirem a operação, não adianta nada. É muito provável que nessa situação ocorra prejuízo.
Para que serve o cálculo de faturamento?
Saber o que é o faturamento de uma empresa é fundamental para o seu desempenho, assim como desenvolver o seu cálculo. Para te mostrar a importância dessa ação, separamos alguns tópicos que exemplificam melhor todos os seus benefícios e relevância. Confira:
Entender o seu desempenho no mercado
Apesar do faturamento e do lucro serem diferentes, eles caminham juntos e a tendência é que se o primeiro for bom, o segundo também será. Através do cálculo, é possível entender como o seu negócio está se portando no mercado, através do seu próprio desempenho.
Isso porque se o faturamento está sendo muito alto, pode significar que está acontecendo muitas ou melhores vendas. Com isso, as chances de lucro no final de um determinado período podem ser muito maiores.
Otimizar sua gestão
Existem diferentes formas de gerir uma empresa, porém uma coisa em comum em qualquer uma delas é que o que puder ser feito para facilitar esse trabalho, será bem vindo.
O cálculo de faturamento ajuda justamente nesse ponto e, além de gerar essa otimização, ajuda em outras coisas.
Isso porque quando se tem conhecimento dos números e a prática de acompanhá-los fica muito mais fácil prever acontecimentos, mesmo que negativos, e planejar o acontecimento de outros, como investimentos e contratações, por exemplo.
Desenvolver estratégias mais eficientes
Conhecer o seu negócio e o andamento do mercado que ele está inserido é essencial para o bom funcionamento. Uma coisa que atrasa o trabalho e pode gerar até consequências mais graves são estratégias mal desenvolvidas e colocadas em prática mesmo assim.
Com o conhecimento do seu faturamento, é mais fácil criar estratégias eficientes que podem gerar resultados satisfatórios. As chances de dar um “tiro no escuro” são menores, já que o planejamento é feito de uma forma melhor.
E isso pode acontecer desde pequenas até grandes estratégias. Por menores que sejam, uma vez que não são desenvolvidas corretamente, as consequências em médio ou longo prazo podem ser muito grandes.
Por isso é importante e relevante ter essa eficiência e o conhecimento do que será feito.
Estimar o crescimento de sua empresa
É muito importante saber qual o porte do seu negócio e ter tudo correto conforme previsto na legislação. Conheça quais são os tipos de porte que uma empresa pode se enquadrar e os critérios que diferenciam cada um deles:
- Microempreendedor Individual (MEI) – Esse tipo de empresa vale para os negócios que apresentam faturamento anual até 81 mil reais, trabalham com até um funcionário contratado no máximo e não são sócios de outros empreendimento;
- Microempresa (ME) – Aqui se encaixam as empresas que faturam até 360 mil reais no ano, apresentam no máximo nove funcionários se as suas atividades forem no setor de comércio e serviço ou 19 colaboradores se for uma indústria;
- Empresa de Pequeno Porte (EPP) – O faturamento nesse caso é maior, variando entre 360 mil a 4,8 milhões de reais anualmente. Já o número de funcionários pode ser entre 10 a 49 para empresas de comércio e serviços e de 20 a 99 colaboradores para as indústrias;
- Empresa de médio e grande porte – Esse tipo de empresa não possui limites de funcionários e fatura mais de 4,8 milhões de reais por ano.
Se a empresa for registrada em um porte e o faturamento ultrapassar o limite dele, automaticamente ela será migrada para a classificação seguinte ou a que se encaixar em relação aos valores apresentados.
É possível prever isso através do cálculo de faturamento e manter a sua empresa dentro do porte adequado.
Realização de tributação mais simplificada
Os valores a serem pagos nas tributações podem variar de acordo com o tipo da sua empresa. Com o cálculo de faturamento é possível saber em média quais serão essas alíquotas e as melhores formas de realizar o pagamento delas.
Para identificar o melhor regime tributário para a sua empresa é preciso levar em consideração o faturamento, o porte da empresa e o tipo de atividade exercida por ela. Confira os tipos de tributações praticadas:
- Simples Nacional: Voltado para as micros e pequenas empresas que apresentam um faturamento de até 4,8 milhões de reais por ano. Esse regime é simplificado e suas alíquotas podem variar entre 4,5% e 16,93%. Isso varia de acordo com o faturamento e da atividade econômica praticada pela empresa. Os impostos nesse caso são recolhidos de forma unificada;
- Lucro Presumido: Se encaixam aqui empresas que faturam até 78 milhões de reais anualmente. As taxas são pré fixadas pela legislação, segundo a atividade exercida, e a partir disso é realizado o cálculo do imposto;
- Lucro Real: Empresas que apresentam um faturamento anual maior que 789 milhões de reais devem seguir obrigatoriamente esse tipo de regime. Ele também é aplicado no caso do negócio não se encaixar nas outras modalidades. O cálculo dos tributos é feito a partir do lucro líquido do empreendimento.
É muito importante acompanhar o faturamento para se adequar ao regime tributário correto, em relação às especificidades do seu negócio e não ter nenhuma complicação com a legislação.
Além disso, ao conhecer os seus números, evita-se a chance de pagar mais impostos que o necessário de acordo com a lei.
Prever gastos
Além de saber exatamente qual será a média de gastos com o pagamento dos tributos, também é possível ter conhecimento de outros débitos relacionados ao funcionamento do negócio.
Dessa forma é mais fácil e eficiente realizar melhorias, investimentos e outros gastos que podem gerar benefícios para a empresa.
Também, através do cálculo, se torna mais fácil manter valores guardados e usá-los em casos especiais ou de emergência, sem que afete diretamente o orçamento voltado para outras ocasiões.
Como calcular o faturamento da sua empresa?
Existem dois tipos de faturamento, o bruto e o líquido. A forma de calcular eles são diferentes e, consequentemente, seus resultados mostram dados que serão utilizados em meios diversos. Para o melhor entendimento vamos explicar detalhadamente cada um deles.
Faturamento bruto
O faturamento bruto é o total que a empresa recebe das vendas dos seus produtos ou serviços disponibilizados. Ele é contabilizado levando em consideração um período determinado, como um mês.
Para fazer o seu cálculo, é preciso multiplicar o preço do produto ou serviço pela quantidade de vendas. Dessa forma, se o valor é 10 reais e foram vendidos 100 produtos, o faturamento bruto seria de mil reais.
Se a empresa oferece produtos ou serviços com preços diferenciados, é preciso fazer a multiplicação com cada um deles e no final somar os resultados apresentados.
Faturamento líquido
O faturamento líquido é o resultado do faturamento bruto, de acordo com a forma apresentada acima, menos os tributos cobrados por operação e menos as deduções de vendas. Nesse último, leva-se em conta produtos devolvidos ou contratos encerrados, por exemplo.
Ele pode ser calculado da seguinte forma: faturamento bruto menos tributos menos deduções de vendas e igual ao faturamento líquido.
O faturamento líquido é o que apresenta de forma mais aproximada os números de um negócio. Isso acontece porque ele mostra exatamente os valores que sobram depois de realizar os pagamentos de todas as despesas do negócio.
Como aumentar o faturamento da sua empresa?
Agora que já falamos o que é o faturamento de uma empresa e as diferenças entre o faturamento e lucro, é importante saber sobre como aumentar ele e melhorar os números do seu negócio.
Não existe nenhuma fórmula mágica para elevar o faturamento da sua empresa, mas, sim, boas práticas que podem ajudar consideravelmente para que isso aconteça de forma fluida e natural.
Lembrando que também não são procedimentos fáceis, e sim, que necessitam de muito trabalho e dedicação. Além disso, são necessárias atualizações constantes, não só do ramo de atuação mas também dos benefícios disponíveis para facilitar as tarefas realizadas no dia a dia da empresa e dos funcionários.
Conheça os detalhes do seu negócio e seu histórico
Além de saber o que é faturamento, é de suma importância ter conhecimento de todos os detalhes do negócio e também do seu histórico.
Mesmo que seja algo pequeno, é preciso saber, e principalmente, ter em mente se será preciso usar disso ou não, e quais as consequências da sua escolha.
Existem negócios que abrangem mais de um tipo de nicho diferente. Ao se ter conhecimento dos detalhes é possível diversificar os seus produtos ou serviços para atender a todos eles.
O histórico também é muito relevante, uma vez que, o mercado muda, as tendências passam e retornam. É preciso saber o momento certo de agir.
Defina suas metas de forma realista
Não adianta definir metas através de dados imaginários ou que não fazem sentido com o negócio ou o mercado.
É preciso atuar de acordo com a realidade. Para isso, nada mais assertivo do que conhecer os números que a sua empresa apresenta, o tipo de negócio e o mercado que ela atua.
Metas feitas fora da realidade podem gerar impactos negativos na empresa e problemas diversos que podem ir desde algo pequeno até a falência e o fechamento dela.
Estude e implemente o marketing de vendas
O ditado é antigo mas ainda faz sentido até os dias de hoje – “A propaganda é a alma do negócio”. Atualmente as formas de divulgar o seu produto ou serviço estão maiores e mais direcionadas ao público-alvo.
O marketing digital é uma excelente ferramenta de divulgação e vendas, sem contar que pode aumentar a visibilidade e a relevância da sua marca na internet. As redes sociais são ótimos locais para realizar investimentos de divulgação.
Além de ter milhões de usuários que visualizam conteúdos diariamente, é possível direcionar para um tipo de cliente específico. Dessa forma é mais assertivo e acaba se tornando mais fácil impactar o usuário e ter maiores chances de venda.
Equilibre suas despesas e custos
Para a empresa se manter viva no mercado é de suma importância que as contas fechem no positivo dentro dos períodos determinados. Caso contrário, uma hora ficará insustentável e impossível continuar operando com o negócio.
O balanço entre faturamento e lucro é fundamental e é isso que mantém a empresa viva. É preciso ter esse equilíbrio e buscar sempre alternativas para que ele aconteça.
Algumas ações que podem ser tomadas para manter esse equilíbrio é pesquisar por fornecedores e comparar os preços, promover economia de insumos básicos e de trabalho, assertividade em contratações, pesquisa de mercado e outras ações que possam trazer economia para a empresa.
Use ferramentas de gestão e otimização de vendas
Uma ótima opção de investimento que apresenta diversos benefícios para as empresas são as ferramentas de gestão e otimização de vendas.
Além de facilitar os trabalhos diários, elas também são primordiais nos acompanhamentos dos resultados e nas tomadas de decisões da empresa de forma mais assertiva.
Com o uso das ferramentas de gestão também é possível criar relatórios atualizados em tempo real, visualizar os dados em dashboards, acompanhar os fluxos de vendas, entradas e saídas e outros dados da empresa.
Além disso, elas podem ser integradas para a realização de pagamentos e cobranças dos clientes, podendo aceitar diversas formas de pagamento como cartão de crédito, cartão de débito, boleto, pix, transferência e outros.
Com os sistemas de gestão também é possível cadastrar os clientes, coletar dados, enviar lembretes e promoções e configurar formas de pagamentos, podendo inclusive, cadastrá-los na forma de cobrança recorrente. Dessa forma, a taxa de inadimplência se torna muito baixa ou nem existente, além de gerar fidelização.
Saber o que é faturamento e como calcular o da sua empresa é fundamental para o bom funcionamento do negócio. Além disso, é indispensável, para se manter atualizado e por dentro dos números gerados pelo seu empreendimento.
Usar um bom sistema de gestão facilita muito esse trabalho, além de gerar diversos outros benefícios.
Neste post apresentamos um guia completo sobre o que é o faturamento, quais as formas e os modelos existentes e o quanto ele é importante para a sua empresa de uma forma geral.
Saber o que é faturamento e como fazer o seu cálculo é fundamental. Além disso, é muito importante conhecer os detalhes do seu negócio e o mercado que ele está inserido.
Dessa forma as chances de lucro podem ser maiores, mantendo a sua empresa viva e levando ela ao sucesso.