Gerar boleto registrado virou obrigatoriedade. Porém, você sabe quais são os benefícios disso? Entenda neste artigo!
Há um tempo, o boleto bancário passou por algumas mudanças pela FEBRABAN (Federação Brasileira dos Bancos). Em 2015, divulgou novas regras para gerar boleto registrado, algo que começou a valer a partir de 2018.
Médias e pequenas empresas utilizavam até então, apenas o boleto não registrado. Contudo, esse tipo de boleto não continha nenhum tipo de identificação, o que dificultava seu rastreio e trazia maiores chances de fraude.
Hoje em dia, emitir boleto registrado é a melhor opção para lojas virtuais – na verdade, única opção. Mas o que é um boleto registrado? Prossiga com a leitura e entenda mais sobre!
O que é boleto registrado?
“Segurança é um tópico importante para transações financeiras que se desenrolam na internet. Contar com boleto registrado é garantir a segurança do cliente e do seu negócio.”
O que é boleto registrado? Basicamente, é o documento para cobrança que possui informações lavradas junto ao banco ou instituição financeira. O boleto registrado está inserido no sistema da instituição financeira e é rastreável.
Para isso, são emitidas no boleto bancário as seguintes informações:
- Identificação do pagador e do emissor (que pode ser o nome da pessoa física ou razão social da empresa);
- CPF e/ou CNPJ dos dois;
- Endereço completo do pagador;
- Data de vencimento;
- Valor da transação;
- Código de barras com linha de leitura.
Essas informações estão registradas tanto no boleto, quanto no sistema da instituição financeira, sendo esse um dos motivos para o fim do boleto não registrado!
Como funciona o boleto registrado?
Ao emitir boleto registrado, devem ser informados todos os dados de identificação do vendedor e do comprador. Esses dados serão enviados e armazenados no sistema da instituição financeira que garante a emissão.
Após emitir boleto, e após ele ter sido pago pelo consumidor, o pagamento é registrado na instituição. Isso torna a comprovação de pagamento muito mais rápida.
E quem pode emitir boleto? Qualquer empresa e até mesmo uma pessoa física. É um processo bem rápido, principalmente se for feito por um sistema que gere boleto.
Porque o boleto registrado ao invés do boleto não registrado?
O boleto registrado é um dos principais motivos para a proibição do boleto não registrado e por uma razão simples: o segundo não possuía nenhum tipo de identificação. Isso prejudicava a segurança das transações e a rastreabilidade do documento.
Com a emissão de boletos registrados, é possível ter uma transação financeira mais segura e quase instantânea. Além disso, você tem mais controle sobre as cobranças geradas em seu negócio!
Quais são as vantagens de gerar boleto registrado?
A sua empresa já é capaz de emitir boleto registrado? Se a resposta for não, saiba que isso é uma necessidade: atualmente, só existem boletos registrados. Contudo, esse tipo de boleto não é apenas uma obrigação, mas sim uma vantagem.
E quais são as vantagens na emissão de boletos registrados?
Trabalha com mais informações
Os boletos registrados são documentos mais completos em informações, tendo dados do comprador e do vendedor. Isso garante uma maior transparência e evita o risco de divergência de dados dos boletos registrados.
São boletos mais seguros
Com um maior número de informações e registro junto à instituição financeira, há menor risco de fraude. O banco ou instituição financeira emissora é responsável pela emissão do boleto, assim como de seu gerenciamento.
Com maior controle pela instituição que emite o boleto, é possível o rastreamento do pagamento do cliente. Dessa forma, dá para saber se o documento foi ou não foi pago.
Pode ser cadastrado como débito automático
No momento que o boleto bancário é registrado, ele já pode ser cadastrado como débito automático. Isso facilita a vida dos consumidores, pois a cobrança é debitada diretamente da conta bancária do cliente, numa data pré-definida.
Além disso, é vantajoso ao empresário, pois reduz o risco de inadimplência.
Reduz o risco de erros de cálculo
Por ser lavrado junto ao banco ou instituição financeira, o boleto registrado conta com menor risco de erros e inconsistências de cálculo. Por ser registrado no sistema da instituição, é menor a chance de cálculo errado em multas e juros.
Podem ser cancelados em caso de não serem pagos
Em caso de não pagamento do boleto registrado, é possível duas coisas para você: negociar diretamente com o cliente ou então protestar o boleto. Por ser rastreável, é mais fácil para sua loja virtual protestar o documento em caso de não pagamento.
Possui uma das melhores taxas entre os meios de pagamento
Tradicionalmente, é possível negociar o valor das taxas em caso do empresário ter um bom histórico de emissões e compensações. Contudo, é possível ter taxas ainda menores de outra forma: pela plataforma do cel_cash.
Como emitir boleto em seu negócio?
A forma mais eficiente para emissão de boletos registrados é através de uma plataforma de pagamento – e a melhor opção é a do cel_cash. Ele traz uma das menores taxas de emissão do mercado, que é R$ 1,99. Ela é cobrada apenas por boleto pago.
Além disso, é uma plataforma sem:
- Mensalidades;
- Taxas adicionais;
- Convênios com bancos;
- Burocracias;
- Quantidade mínima de emissões.
E é a opção mais vantajosa, pois não se restringe aos boletos, trazendo vantagens para cartões de crédito, débito em conta e Pix. Por fim, possui notificações automáticas para clientes, permite a gestão de cobranças e automatiza a emissão de boletos
Atualmente, existem apenas boletos registrados e isso não é nem um pouco desvantajoso para você. O boleto registrado garante maior segurança, economia e velocidade para pagamentos feitos na internet.
Ao gerar boleto registrado, você garante mais vantagens ao seu negócio do que desvantagens. Essas vantagens são ainda mais reafirmadas ao contar com a melhor plataforma de pagamento. Inscreva-se abaixo e deixe que um de nossos especialistas entre em contato com você!