Reduza a inadimplência na sua empresa

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Quer saber como reduzir a inadimplência na sua empresa? Confira!

O número de pessoas inadimplentes no mercado só aumenta. E o que as empresas estão fazendo para reduzir a inadimplência? Uma ferramenta que tem sido muito utilizada para isso são sistemas de pagamento recorrente.

O nome pode não soar familiar, mas até a Netflix é um usuário desta ferramenta de pagamento!

Case Netflix

No caso da Netflix, que oferece planos mensais para assistir filmes e séries à vontade, o cliente efetua um cadastro com seus dados pessoais e os dados do seu cartão de crédito para ter acesso ao conteúdo. Ao fazer isso, ele está contratando seus serviços com cobrança recorrente, de maneira que todo mês será debitado o valor da mensalidade (no cartão de crédito), não havendo necessidade de renovação periódica, nem de preocupação com a data de pagamento.

Ao utilizar esta forma de cobrança, a Netflix adotou uma excelente estratégia de fidelização. Afinal:

  • Seus clientes usufruem dos serviços sem muita burocracia na hora do pagamento;
  • O cliente não se esquece de pagar a mensalidade, uma vez que é cobrada diretamente e automaticamente em seu cartão de crédito;
  • A forma de pagamento é tão prática e cômoda para os usuários, que eles continuam a utilizar o serviço, garantindo a fidelização.

Outra grande vantagem dessa ferramenta é que a dívida que o seu cliente faz, não é com a sua empresa diretamente, mas sim, com a administradora do cartão de crédito dele. Se você quer reduzir a inadimplência em sua empresa, deve sim mudar a estratégia de cobrança. Com o pagamento recorrente, você tem a certeza do recebimento mensal.

Como adotar o pagamento recorrente em sua empresa

Independentemente do seu segmento, você pode utilizar essa forma de cobrança para melhorar diversos pontos, sendo eles:

  • Fidelidade dos clientes;
  • Redução de inadimplentes;
  • Redução de cancelamentos;
  • Redução de custos com as cobranças;
  • Saída de produtos e outros;
  • Frequência que o consumidor adquire seus produtos e usufruem dos seus serviços.

Muitas empresas já estão aderindo o pagamento recorrente. Veja abaixo exemplos de empresas que já cadastram seus clientes utilizando essa modalidade de pagamento:

  • Academias de Ginástica;
  • Escolas Particulares;
  • Escolas de Idiomas;
  • Salões de Beleza;
  • Revistas Físicas;
  • Pet Shops;
  • Estacionamentos;
  • Restaurantes e outros;
  • Consultórios Odontológicos.

No caso de escolas, academias e segmentos que trabalham com mensalidades fixas, o pagamento recorrente pode ser uma grande ferramenta de fidelização, pois ao cobrar automaticamente todo o mês, diminui o risco de cancelamento de matrículas.

Os salões de beleza, não têm perdido os clientes, no entanto, a frequência do consumo, diminuiu. Se as clientes iam uma vez por semana para fazer as unhas, hoje elas vão uma vez por mês. Com o pagamento recorrente pode ser feito um pacote semestral ou anual, em que todo o mês é cobrado um valor X e ela pode fazer unhas, cabelo e outros serviços, garantindo a fidelização das clientes e a frequência do consumo desejada.

No caso de revistas físicas, as pessoas ainda querem consumir este tipo de produto, mas não com tanta frequência, assim como é o caso dos salões de beleza. O pacote anual pode ser trabalhado com a cobrança recorrente, no período desejado, a fim de que o consumidor tenha em mãos seus exemplares todos os meses.

Os Pet Shops podem trabalhar com pacotes mensais que incluem os banhos, tosas e pacotes de rações. Ou até mesmo uma cobrança trimestral para consultas com o veterinário, que irá garantir a ida dos pets em um determinado período, além da saída de produtos mensais.

Os Consultórios Odontológicos passam por um grande problema de frequência dos pacientes. Muitos pacientes deixam de ir todos os meses, porque se esqueceram de pagar a mensalidade ou manutenções. A cobrança recorrente, nesse caso, aumenta a frequência em que os pacientes fazem manutenções, além de garantir o recebimento das mensalidades.

Restaurantes podem oferecer pacotes mensais para garantir a fidelidade dos clientes. Já é de praxe muitos restaurantes oferecerem a 11ª refeição de graça, ou seja, o cliente que vai almoçar lá por 10x no mês, tem a sua próxima refeição por conta da casa. Com a cobrança recorrente, pode ser feita uma estratégia de fidelização mensal, onde é cobrado um valor X pelo crédito recorrente e o cliente ainda pode utilizar mais R$20,00 para uma próxima refeição.

Quem presta serviços de locação de equipamentos também pode adquirir o pagamento recorrente para garantir o recebimento das mensalidades, uma vez que os equipamentos são locados por meses, trimestres ou semestres.

Em outros casos, que não são trabalhados pacotes e mensalidades, o pagamento recorrente ainda pode ser utilizado como garantia de recebimento.

Entenda um exemplo:

Suponhamos que você ofereça boleto e cartão de crédito como forma de pagamento. Mesmo que o cliente preferir pagar com o boleto, ainda assim é cadastrado o cartão de crédito na cobrança recorrente. Caso o boleto não seja pago na data do vencimento, no dia seguinte há a cobrança recorrente gerada no cartão de crédito.

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Como obter a ferramenta de Pagamento Recorrente?

O cel_cash é uma ferramenta de pagamento recorrente. Ao utilizar esse sistema você terá a oportunidade de melhorar o relacionamento com o seu cliente, diminuindo a taxa de inadimplentes e aumentando a fidelidade.

Realize cobranças recorrentes, reduzindo o cancelamento e aumentando a fidelidade dos clientes. Você ainda tem a garantia de recebimento, reduz os custos de cobrança e não precisa pagar aluguel da maquininha. A transação é feita online, de forma segura, tudo integrado diretamente com a Cielo, GetNet, Rede, ou Bin.

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