Saiba porque o seu negócio pode estar correndo riscos, caso não opte por receber pagamento recorrente!
Sua empresa já se estruturou para receber pagamento recorrente? Se a resposta for positiva, você está no caminho certo. Empresas que adotam pagamento recorrente estão investindo em uma estratégia inovadora que melhora a experiência do consumidor e traz muitos benefícios para os negócios.
Há algum tempo, a cobrança recorrente era utilizada em grande parte apenas por revistas de assinatura e outros prestadores de serviços de segmentos semelhantes. Mas, à medida que o tempo foi passando, essa estratégia foi se consolidando por conta das inúmeras vantagens.
Grandes empresas como Netflix, Amazon e Smart Fit, adotaram esse modelo de cobrança, cresceram de forma acelerada e se mantiveram competitivas no mercado.
Se você deseja saber porque o seu negócio pode estar correndo riscos, caso não opte por receber pagamento recorrente, continue lendo o artigo.
Vantagens de receber o pagamento recorrente
Veja as vantagens de adotar o pagamento recorrente para o seu negócio:
Automação e organização de processos
Um negócio com processos organizados tem muito mais chance de permanecer competitivo no mercado, além de correr menos risco de tomar decisões equivocadas, certo?
É por isso que quando uma empresa opta por receber pagamento recorrente ela está caminhando em uma direção estratégica.
Ao escolher essa modalidade de cobrança recorrente, o tempo pode ser melhor distribuído e utilizado já que os processos são automáticos e os clientes já se comprometeram com os pagamentos em um período determinado. Ou seja, a empresa ganha muito em termos de produtividade.
O pagamento recorrente no cartão de crédito, por exemplo, é muito utilizado por grandes empresas. Essa forma de cobrança contribui bastante para tornar os procedimentos financeiros do seu negócio bem organizados.
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Redução de inadimplência
Segundo o “Mapa de Inadimplência e Renegociação de Dívidas no Brasil”, divulgado pelo Serasa, são mais de 62 milhões de brasileiros que estão inadimplentes. Essa realidade traz muitos desafios para os empreendedores principalmente quando não se tem uma modalidade de cobrança organizada.
Ao lançar mão da estratégia de pagamento recorrente, uma empresa pode contar com a possibilidade de reduzir consideravelmente as taxas de inadimplência para o seu negócio, já que os clientes sempre estarão cientes de suas dívidas.
Os meios de pagamentos também são vantajosos e ajudam tanto o cliente que será cobrado automaticamente por isso têm menor chance de esquecer o pagamento, quanto para a empresa que manterá seu fluxo de caixa organizado.
Viu só? Com a cobrança recorrente os riscos de inadimplência diminuem, os clientes ficam sempre em dia com seus pagamentos e a empresa tem uma previsão mais assertiva de suas operações financeiras.
Controle e Segurança financeira
Com um sistema de pagamento recorrente, o controle da gestão financeira fica mais organizado. Por conta disso é possível ter uma boa noção da condição financeira atual do seu negócio.
Uma plataforma de cobrança recorrente é fundamental em todo esse processo e ajuda a controlar, por exemplo, o percentual de renovação de assinatura, a taxa de inadimplência, que acabamos de falar no tópico acima, acompanhar o ticket médio de compra, entre outras possibilidades.
Em caso de atrasos, se a forma de pagamento recorrente for cartão de crédito, a responsabilidade da inadimplência é transferida para a operadora do cartão do cliente. Nesse sentido sua empresa fica protegida dos altos índices de endividamento.
Confiabilidade e Transparência
Além dos benefícios citados acima, ao optar por receber pagamento recorrente, o seu negócio incorpora um processo mais confiável porque ao invés de fazer várias cobranças mensal ou semestralmente, os dados da cobrança já estão com a operadora do cartão e são apenas repetidos.
Esse tipo de modalidade de cobrança, portanto, reduz os erros e diminui as chances de cobranças com valores indevidos ou em duplicidade. Quando essas situações desagradáveis em relação ao pagamento são atenuadas os clientes tendem a ficar mais satisfeitos.
Os clientes também ficam satisfeitos com o pagamento recorrente porque ao comprar um produto ele já conhece todas as informações sobre a cobrança, valores, datas e vencimento da assinatura, tudo isso deixa o processo mais transparente.
Quando os processos são claros os consumidores enxergam valor no serviço ou produto ofertado. Assim, sua empresa conquista a confiança dos clientes ao mesmo tempo que mantém os procedimentos financeiros organizados.
Segmentos que aceitam receber pagamento recorrente
Vários modelos de negócios podem se beneficiar com o modelo de cobrança recorrente:
- Empresas de contabilidade;
- Academias;
- Serviços de streaming;
- Luz, água, internet;
- E-commerces;
- Planos de saúde;
- Apólices de seguro;
- Escolas;
- Assinaturas de vinho e mais.
Sua empresa pode estar em desvantagem no mercado se ainda não conta com esse recurso. Nesse caso, é essencial buscar por uma plataforma que atenda todas as necessidades do seu negócio.
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