Independente do tamanho da sua empresa, se a internet está presente na rotina de trabalho de seus funcionários, é importante que você ofereça para eles um plano de internet com conexão de qualidade. Confira!
Independente do tamanho da sua empresa, se a internet está presente na rotina de trabalho de seus funcionários, é importante que você ofereça para eles um plano de internet com conexão de qualidade.
Isso porque uma boa velocidade de internet impacta na produtividade de seu negócio. Imagine que, cada vez que um funcionário precisa abrir uma página em seu navegador, ele tenha que esperar mais tempo do que o habitual.
Além do sentimento de frustração, esses poucos segundos podem ser o tempo necessário para que a mente dele se distraia com outra tarefa, perdendo o foco.
A qualidade da conexão da rede impacta também na hora de compartilhar um arquivo entre os times ou na hora das reuniões.
Especialmente com o maior uso das plataformas de videoconferência, ter uma internet de qualidade é essencial.
Por isso, neste artigo vamos te explicar como avaliar a qualidade da sua internet, escolher um bom plano para atender as demandas da sua equipe e aprimorar a conexão dentro da sua empresa.
Como avaliar a qualidade da internet da minha empresa?
Primeiramente, faça um teste de velocidade e avalie qual a taxa de upload, de download e o ping.
- O upload é a velocidade referente ao envio de dados do computador para outro servidor (por exemplo, subir algum arquivo em um site).
- O download é a velocidade de todos os dados que precisam ser carregados, desde uma página de internet até baixar um arquivo.
Para analisar se a velocidade do upload e download te atende é preciso levar em consideração o uso dos seus funcionários: quais atividades seus funcionários realizam, se há grande fluxo de transferência de arquivos pesados ou se eles fazem muitas videoconferências, por exemplo. Logo mais explicaremos melhor esse ponto.
Já o ping mede o tempo de resposta da sua rede e você pode analisá-lo conforme abaixo:
- Ping menor que 30ms: velocidade de internet excelente.
- Ping entre 30ms e 60ms: velocidade de internet muito boa.
- Ping entre 60ms e 100ms: velocidade de internet média.
- Ping entre 100ms e 500ms: velocidade de internet lenta.
Com esses dados você pode avaliar se sua internet está adequada para as necessidades da sua empresa.
Além disso, faça uma pesquisa sobre o grau de satisfação da sua equipe com a internet da empresa.
Pergunte se há problemas com lentidão, sinal fraco ou intermitência. Assim, você consegue ter observações relevantes sobre a infraestrutura de rede oferecida e pode avaliar como melhorar neste aspecto.
Como escolher a melhor internet para minha empresa?
A velocidade de internet necessária para sua empresa depende de quantos funcionários você tem e quais atividades eles realizam cotidianamente.
Confira abaixo uma média de quantos MB são necessárias para atividades comuns de escritório:
- Checar e-mails, redes sociais e páginas de internet: 1MB a 5MB por usuário.
- Upload e download de arquivos em serviços como Dropbox e Google Drive: 5MB a 10MB por usuário.
- Trabalho completamente feito online: 15MB a 25MB por usuário.
Na hora de escolher qual a melhor operadora e plano para sua empresa, o segredo é fazer pesquisas e, claro, comparar os serviços e preços oferecidos.
Leve em consideração quais planos atendem a demanda da sua empresa para além do preço.
É claro que o valor do plano precisa estar dentro do seu orçamento, mas pesquise também sobre os níveis de satisfação da operadora para as empresas antes de tomar sua decisão.
Avalie também se os planos oferecem os equipamentos necessários ou se você precisará adquirir itens extras. Outro ponto importante é checar qual tipo de serviço de suporte eles oferecem para empresas, para que você não fique “na mão” caso tenha algum problema com a internet.
Quais configurações garantem uma boa internet?
Além de adquirir um bom plano de internet, você pode implementar algumas práticas que são importantes para garantir que a conexão do seu escritório seja de qualidade.
Dê preferência para a conexão a cabo
Apesar da internet via WiFi ser amplamente usada em escritórios e diversos estabelecimentos, a rede sem cabo pode oferecer uma certa instabilidade.
Isso porque as ondas do sinal podem sofrer interferências de paredes, objetos e distância.
Você pode instalar pontos de acesso, que são dispositivos que distribuem a internet por meio de cabos de rede.
Caso não seja possível fornecer conexão a cabo, invista em um bom aparelho de WiFi e certifique-se de que ele está estrategicamente posicionado de forma que o sinal chegue para todos do escritório.
Você pode, também, usar repetidores de WiFi caso o ambiente de trabalho seja muito amplo.
Estimule o bom uso dos navegadores
Instrua seus funcionários a limparem os dados armazenados nos navegadores (como cookies e caches) com frequência e sempre mantenha esses programas atualizados.
Assim, você aumenta o espaço no navegador, o que o deixa mais veloz e garante que todos estão sempre usando a versão mais rápida dos programas.
Explique também a importância de evitar o acúmulo de programas e janelas abertas, já que essa prática pode deixar a internet mais lenta.
Proteja-se contra vírus
Alguns tipos de vírus e malwares podem “roubar” sua banda larga, interferindo na qualidade da internet.
Por isso, é importante ter um antivírus de qualidade instalado em todas as máquinas da sua equipe. É necessário, também, que esses programas sempre estejam atualizados, para que não deixem passar nenhuma suspeita.
Você pode usar também ferramentas de bloqueadores de pop-ups para se proteger contra possíveis páginas maliciosas.
Invista na produtividade da sua equipe!
Oferecer uma conexão boa para seus funcionários irá tornar o dia a dia no escritório mais eficaz e, assim, mais produtivo.
Seguindo as dicas acima, você terá todas as informações necessárias para uma velocidade de internet aprimorada e que atenta as demandas da sua empresa.
Por isso, não perca tempo e coloque-as em prática!