Que tal vender para os clientes que estão em um lugar prontos para comprar do seu concorrente? Como? Vou te mostrar, como o Marketplace funciona. Confira!
Novas estratégias de marketing e vendas surgem e são testadas, literalmente, todos os dias, cada uma mais complexa do que a outra.
Mas tenho uma ótima notícia: uma das estratégias mais eficientes do mercado é antiga e muito fácil!
Você se lembra dos mercadinhos de antigamente? É o mesmo modelo só que no formato virtual.
Não existe nada mais fácil para alavancar as vendas da sua loja física ou virtual, do que estar dentro de um Marketplace.
Ao entrar em um shopping você vê lojas, essas lojas pagam um valor pela ocupação daquele espaço, assim vendem seus produtos, principalmente aos consumidores de outras lojas.
Esse é o mesmo conceito do Marketplace, só que no ambiente virtual.
Índice
- O que é marketplace?
- Um Pouco de História
- Como funciona um Marketplace?
- Modelos de negócios para marketplace
- Os principais tipos de Marketplace
- Classificação dos Marketplaces por modelo de receita
- E quais são as vantagens de estar dentro de um Marketplace?
- Conheça abaixo os Principais Marketplaces
- Sucesso do Marketplace no Brasil
- Seu negócio em um Marketplace
- Como criar um marketplace?
O que é marketplace?
O Marketplace é uma plataforma online desenvolvida para promover a venda de produtos de terceiros através da internet.
Estamos falando então de um espaço na internet onde se faz compras e vendas eletrônicas de qualquer coisa.
Colocar seus produtos dentro de um Marketplace é uma estratégia útil para empresas de qualquer porte, desde MEIs à multinacionais, pois alavanca – consideravelmente – as vendas através da internet.
Um Pouco de História
O modelo de vendas em Marketplaces surgiu no Brasil em 2012. Foi sensação na época porque remetia a uma espécie de shopping center virtual.
É vantajoso para lojistas e consumidores, visto que reúne diversas lojas e marcas em um só lugar, facilita a procura e leva aos melhores produtos e preço.
A palavra Marketplace é resultado da união das palavras market (mercado) e place (local). É um termo comum no meio empresarial mas ainda se confunde com o termo e-commerce. O e-commerce é uma loja virtual única, individualizada por empresa, sendo assim, o Marketplace é um conjunto de e-commerces. Ambos se diferenciam nos seguintes aspectos:
- Investimento necessário;
- Lucratividade;
- Segurança
- Escalabilidade
- Logística;
- Ações de marketing e visibilidade.
Como funciona um Marketplace?
Para quem compra, a navegação é contínua, idêntica a de uma loja virtual, porém com o diferencial de ter acesso à centenas de vendedores em um único lugar.
Basta que o cliente escolha os produtos que quer comprar e finalizar a compra com um único pagamento. Inclusive, com um único valor de frete também, independente se a compra inclui produtos de diversos vendedores.
Nos bastidores, após aprovada a compra, o sistema do Marketplace divide o pagamento entre administrador, lojista e integrador de pagamento.
No painel ficam registrados todos os relatórios e transações, permitindo maior liberdade e transparência entre as partes envolvidas.
Modelos de negócios para marketplace
Os modelos de negócios envolvem todos os aspectos gerais de um Marketplace.
Sendo alguns deles: o modelo de receita, o público-alvo e a proposta de valor. Veja quais são os principais a seguir:
Marketplace B2B
Conhecido como Bussiness-to-Bussiness, este tipo de marketplace define a relação entre empresas e seus fornecedores.
Ele geralmente envolve pequenas e médias empresas e abrange variados tipos de produtos e serviços.
Um exemplo é a Elo 7, porém grandes empresas podem oferecer sessões exclusivamente para B2B.
Marketplace B2C
Já no modelo Business-to-Consumer, o mais convencional é muito comum no setor varejista, as empresas vendem diretamente para o consumidor e permitem com que eles comparem preços.
É o caso de plataformas como a Shoppee, Americanas e Aliexpress.
Marketplace C2C
No Consumer-to-Consumer, os próprios consumidores realizam as vendas entre si.
É um dos marketplaces mais populares, exatamente por estabelecer essa relação de consumidor para consumidor.
Temos como exemplos as plataformas Enjoei e Mercado Livre.
Marketplaces P2P
Marketplace Ponto a Ponto, trata-se de mediadores entre pessoas que têm um produto e aquelas que querem adquiri-lo.
A Uber é um ótimo exemplo para compreender este modelo.
Os principais tipos de Marketplace
Agora você deve estar se perguntando quais são os principais tipo de marketplaces existentes no mercado e como diferenciá-los. Prossiga com a leitura para entender!
Marketplace de produtos
É o tipo de marketplace mais comum e conhecido, ele tem o objetivo de comercializar vários tipos de produtos pela internet.
É possível realizar vendas de categorias diversas como a Magazine Luiza ou a Americanas ou segmentar em nichos específicos [Marketplace de Nicho]como a Leroy Merlin e a Netshoes.
Marketplace de serviços
Nessa modalidade de negócio, pessoas físicas ou jurídicas se cadastram para oferecer seus serviços e em troca, pagam uma comissão para a marca.
Dessa forma é possível conectar os profissionais ou empresas com os clientes finais que buscam determinado tipo de serviço.
A Uber e Getninjas são exemplos excelentes desse tipo de negócio.
Marketplace hiperlocal
O marketplace hiperlocal acontece quando a finalidade é atender as demandas de clientes de determinada região por meio de plataformas digitais.
Isto é, as compras em mercearias, farmácias, lavanderias, supermercados e restaurantes próximos ao consumidor.
Dessa forma o marketplace pode focar em um público local, da mesma cidade ou bairro.
Um grande exemplo é o ifood.
Marketplace de aluguel
Este modelo de negócio permite com que os consumidores aluguem espaços, objetos e veículos de forma online para depois desfrutarem.
Grandes players deste tipo de mercado são o Airbnb, Booking, Decolar, Quinto Andar, Localiza e Movidas.
Essas empresas cobram uma comissão em cima das transações como forma de lucratividade.
Marketplace de agendamentos
O marketplace de agendamento reúne profissionais liberais como médicos, professores, dentistas e psicólogos, por se tratarem de um grupo muito específico que oferece o agendamento de datas e horários para prestar seus serviços.
Este público busca plataformas online que sejam práticas para seus clientes marcarem suas consultas, sessões ou aulas.
Temos como exemplo o Doctoralia e o SuperProf.
Marketplace de anúncio
Nesse tipo de marketplace, a plataforma só oferece o espaço de divulgação dos produtos. Ela não faz a intermediação da venda , serve apenas como uma vitrine virtual. Esse negócio se monetiza ao cobrar seus clientes valores para que seus produtos fiquem em destaque e tenham mais chances de venda.
A OLX, Buscapé, Google Shopping e Facebook Marketplace atuam nesse formato.
Marketplace de Nicho
O que define um marketpkace de nicho é a oferta de produtos ou serviços ser voltada apenas para um nicho específico de mercado.
Por sua vez, os marketplaces de nicho são voltados a produtos ou serviços específicos. Se enquadram nesses modelos empresas como Dafiti e Madeira e Madeira.
Marketplace de Produtos Digitais
Este tipo de marketplace vende produtos digitais.
Um exemplo é a Apple Store que disponibiliza aplicativos para seus usuários feitos por desenvolvedores que não fazem parte do seu quadro de colaboradores.
Classificação dos Marketplaces por modelo de receita
Antes de apresentarmos quais são os tipos de modelo de receita, você precisa entender que ele não é sinônimo de “modelo de negócios”, mas sim um dos fatores para definir um modelo de negócio.
Em síntese o modelo de receita se baseia apenas na forma como o marketplace recebe o dinheiro.
1. Receita por comissão:
Nesse tipo de modelo, o cliente faz o pagamento para o vendedor do produto ou prestador do serviço, por meio de uma plataforma.
Uma parcela do valor recebido é direcionada ao administrador do marketplace em forma de comissão.
Uber, Amazon e Mercado Livre usam esse sistema de split de pagamento.
2. Receita por mensalidade/assinatura:
Neste caso, o vendedor paga uma assinatura ao marketplace para acessar e utilizar a plataforma.
Esse tipo de modelo funciona especialmente para o caso de serviços que precisam de orçamentos, visitas técnicas ou que são pagos fora da plataforma.
Um bom exemplo é o Doctoralia, que cobra uma mensalidade para dar visibilidade aos profissionais que assinam sua plataforma.
3- Receita pela venda de leads:
Nesse modelo, o vendedor ou prestador de serviços paga para ter acesso aos leads qualificados que tem fit com o seu negócio.
Vale lembrar que ele só paga quando entra em contato com este potencial cliente.
Os marketplaces Getninjas e Mercado Lead funcionam neste formato.
4- Receita por anúncio:
A proposta da taxa por anúncio é de divulgar produtos ou serviços dentro de uma plataforma.
Este modelo é perfeito para aqueles casos em que os vendedores ou prestadores de serviços não querem pagar uma assinatura de forma recorrente, pois desejam oferecer determinados itens ou trabalhos.
E quais são as vantagens de estar dentro de um Marketplace?
1. Visibilidade: Quanto maior o tráfego dentro do Marketplace, mais sólido é o público, reduzindo assim, o orçamento investido em divulgação.
O maior exemplo hoje é o Mercado Livre, ele é acessado por milhões de usuários diariamente que o tornam a maior plataforma do segmento.
2. Credibilidade: Ao colocar seu produto nas vitrines dos maiores Marketplaces da internet, maior será a confiança dos clientes na hora de comprar, mesmo que sua marca tenha acabado de nascer.
Um Marketplace consolidado transfere sua credibilidade às lojas emergentes, já que ele será a porta de entrada, levando o consumidor a entender que todos os produtos ali comercializados são de qualidade.
3. Baixo custos: O marketplace fornece a vitrine para você mostrar seus próprios produtos e leva o público até ele, gerando tráfego, visitação e potenciais consumidores ao seu produto. Isso gera um custo, que podem variar entre as plataformas de 5% à 15% do valor da venda.
4. Mais Vendas: Os maiores Marketplaces brasileiros possuem elevada audiência, somando em média, 40 milhões de potenciais compradores, isso significa que ao estar dentro desta plataforma, você amplia sua possibilidade de novos clientes realmente interessados em comprar seu produto.
5. SEO: Seus produtos aparecerão dentro de sites muito bem indexados e, consequentemente terá uma referência, um link para sua loja.
Assim seu e-commerce ganha força em SEO, contribuindo diretamente no ranqueamento de seu site nos mecanismos de busca como o Google, aumentando seus acessos e suas vendas.
Um fator que pode ser considerado negativo é a dependência gerada para as empresas que estão inseridas nesse modelo de comercialização.
Isso porque se um Marketplace encerra as atividades, todas as marcas envolvidas perdem seu canal de venda.
Em um cenário pior: se uma loja depende exclusivamente do Marketplace, o negócio tem grandes chances de fechar as portas.
Conheça abaixo os Principais Marketplaces
Coloque seus produtos dentro de um Marketplace hoje mesmo, novos consumidores conhecerão sua marca gerando mais visitas na loja física e/ou virtual.
Certamente seu faturamento será maior, visto que o Marketplace é o atalho relativamente mais rápido para levar seus produtos de encontro aos possíveis clientes.
O conceito é o mesmo que justifica o sucesso de uma loja física em um shopping center.
As pessoas podem entrar para comprar o produto de outra loja, mas veem os produtos na sua vitrine e acabam se interessando também.
Sucesso do Marketplace no Brasil
Um estudo global realizado pela Mirakl, “Cenário da Adoção do Marketplace Online”, mostrou que 90% dos consumidores brasileiros preferem sites de e-commerce que possuam marketplaces on-line.
Além disso, em resposta para a mesma pesquisa 58% dos consumidores
brasileiros esperam fazer mais uso de marketplaces no
futuro. Com estes dados conseguimos perceber que os marketplaces são os escolhidos pelos brasileiros para realizar a maior parte de suas compras online.
Seu negócio em um Marketplace
Agora que você sabe mais sobre o que é marketplace e como funciona, provavelmente deve estar na dúvida de como criar um marketplace ou como escolher o ideal para o seu negócio – e qual destas opções seria a melhor, certo?
Fique tranquilo! Separamos a seguir o que considerar em cada caso:
Como criar um marketplace?
- Inicie com as questões burocráticas de contabilidade;
- Pesquise o mercado que deseja se encaixar;
- Defina suas personas (vendedores e compradores);
- Defina o modelo de receita;
- Contrate programadores ou escolha uma plataforma pronta;
- Defina as ferramentas que irá usar em seu Marketplace ( Ex: o gateway de pagamento).
- Monte sua equipe (colaboradores do negócio);
- Faça estratégias de marketing para prospectar vendedores e clientes;
- Inove sempre e acompanhe o mercado.
Como escolher uma plataforma marketplace
- Faça uma pesquisa das plataformas existentes no mercado;
- Defina o nicho ideal para seu produto ou serviço;
- Analise a reputação das plataformas disponíveis;
- Considere se o seu público-alvo encontra-se nesta plataforma;
- Faça o cálculo dos custos para vender nessa plataforma;
- Veja como funciona o suporte ao cliente para garantir que a experiência do usuário será positiva;
- Entenda qual é a tecnologia utilizada na estrutura do marketplace;
- Verifique se existem cobranças de taxas (nas transações, nos contatos com os clientes, entre outros);
- Investigue se os pagamentos são feitas pela plataforma e caso sejam quais são os meios de cobrança.
Como você pôde perceber nos dois casos, é importante averiguar quais serão os meios de pagamento e como será feita a gestão financeira do seu negócio.
Para facilitar este lado, você precisa contar com um sistema de pagamento completo e confiável como o cel_cash!